Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Atraca em Tucuruí UBS fluvial de Itupiranga

Por Floresta News
Publicado em 28 de abril de 2020 às 19:17H

Compartilhe:

O deslocamento de um barco UBS fluvial que saiu cidade de Manaus/AM, há cerca de 10 dias navegado pelas águas do Amazonas do Pará, seguindo pelo Rio Tocantins nesta terça-feira 28, deixou em alertas moradores das cidades e ribeirinhos por toda a extensão do Rio Tocantins até cidade de Tucuruí. Pelas redes sociais muitos moradores manifestaram preocupação com a movimentação a típica da embarcação que subia o Rio Tocantins.

Segundo informações preliminares, a embarcação foi impedida de atracar nas cidades de Mocajuba e Baião. Ainda de acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Itupiranga a UBS fluvial tem como destino o município de Itupiranga onde vai atender os moradores ribeirinhos dos municípios de Itupiranga, Nova Ipixuna e Jacundá na região do lago de Tucuruí.

A Ordem de Serviço foi assinada no Município de Itupiranga, no dia 7 de novembro de 2018. A cerimônia de assinatura contou com as presenças do prefeito de Itupiranga, José Milesi, da secretária municipal de Saúde, Gilceleia Chaves e de Paulo Neri , gerente Comercial da JR Serviços Navais Ltda, empresa responsável pela construção da UB Fluvial, uma unidade de saúde que vai atender a população ribeirinha de Itupiranga e região.

Segundo o prefeito José Milesi “o custo da nova unidade de saúde foi orçada ao custo de R$ 2.500,000,00, verba oriunda do ministério da Saúde, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Beto salame. Um dos grandes parceiros nessa aquisição foi o vereador, presidente da Câmara, Izaías Parreiras, que acompanhou o prefeito Milesi diversas vezes a Brasília em busca desses recursos. A empresa responsável pela construção do barco tinha prazo de 240 dias para entregar da UBSF, a previsão inicial era ainda no primeiro semestre de 2019, mas houve atrasos somente em 2020 foi entregue.

As Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão) e Pantanal Sul Mato-Grossense. Elas buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado às suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

As UBSF funcionam 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as Equipes de Saúde da Família Fluvial (ESFF) possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais.

Em contato com nossa reportagem o Prefeito de Itupiranga, José Milesi, destacpu que “a previsão do transbordo na eclusa de Tucuruí está prevista pra está quarta-feira 29. A previsão de chegada à Itupiranga é de dois dia após os procedimentos nas eclusas da UHE Tucuruí”. Ainda segundo o Prefeito Milesi, “nove pessoas seguem abordo da embarcação”.

A reportagem também fez contato com a assessoria de comunicação do DNIT em Brasília, solicitando informações se de fato haverá o transbordo via eclusas, o dia e horário, bem como a confirmação se procede a informação sobre um problema em uma peça no equipamento das eclusas e aguarda uma resposta.

A embarcação atracou em Tucuruí no final da tarde desta terça-feira 28, onde aguarda o procedimento de transbordo na eclusa da UHE Tucuruí. Assim atracou em Tucuruí uma equipe da vigilância sanitária orientou a tripulação sobre as medidas preventivas e forneceu álcool em gel. Um representante do Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (COMPART) entregou duas cestas básicas para o mantimentos dos tripulantes.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend