Por Floresta News
Publicado em 22 de maio de 2022 às 19:20H
Durante três dias Tucuruí respirou a essência do Beach Tennis. O torneio “Open Triple Under 20k” reuniu cerca de 200 atletas de Belém, Marabá, Altamira e Tucuruí para jogar o campeonato que foi realizado para comemorar 1 ano do esporte na cidade.
Amizade, competitividade, superação e companheirismo são palavras que definem bem o Beach Tennis, mas a palavra democratização é perfeita para definir o esporte. Já que qualquer um pode jogar: alto, baixo, jovem, velho, magro, gordo e inclusive pessoa com deficiência. Basta querer e se desafiar. Em poucas trocas de bola já é possível se divertir no jogo.
Roberto Tuelho, de 52 anos, é um desses exemplos e impressionou a todos jogando com uma prótese na perna, que foi amputada depois de um acidente de avião. Há cinco anos ele joga beach tennis com a esposa em Belém. “Eu entendo que quando as pessoas me veem jogando causa um impacto, mas isso é muito positivo, mostra o quanto este esporte pode agregar todo mundo. Nos jogos a gente leva toda a família, reúne todas as idades. Este evento de Tucuruí foi um marco, todos nós nos sentimos muito bem recebidos”.
A maioria das pessoas que vieram de fora para o torneio não conheciam Tucuruí. Os hotéis ficaram lotados. Os perrengues para chegar até aqui foram muitos. Um dos ônibus que saiu de Belém quebrou no meio do caminho e uma viagem que era pra ter duração de 7 horas chegou ao destino final depois de 13. Mas nem por isso os atletas se intimidaram, depois de poucas horas de sono todos estavam em quadra para dar o seu melhor.
O torneio foi dividido em categorias: C – iniciante, B – intermediário, A – avançado e Open – onde qualquer um poderia se inscrever para tentar ganhar o prêmio de R$ 3.000,00. No total em prêmios foi de 20 mil reais. E a emoção que o espírito esportivo trouxe aconteceu em todas as categorias. Dividindo torcidas em jogos disputadíssimos!
Os jogos aconteceram em três quadras de Tucuruí: CR Beach Tennis, Paranhos e Gran Society, que se desdobraram para oferecer a melhor estrutura e atendimento aos atletas. Estes por sua vez, fizeram do evento um espetáculo, afinal este é um esporte que une gerações e divide corações, pois se na quadra se encontram duplas que fazem parte do mesmo círculo de amizade, a torcida fica em uma saia justa, sem saber pra quem torcer. Se as duplas são de cidades diferentes a competitividade entra em ação, fazendo do jogo um espetáculo delicioso de assistir e torcer.
Muitos jogos foram intensos e fizeram a galera vibrar. Outros foram leves, e era possível sentir a amizade fluir da areia. Alguns foram eletrizantes a ponto de ver o alto nível dos competidores, e, em todos era possível sentir a emoção que o esporte trás com aquela pequena bolinha de cor vibrante, batendo de raquete em raquete. No final as duplas que eram adversárias em quadras, sempre entrelaçam uma amizade que só o esporte é capaz de construir.
Afinal, o Beach Tennis é para todos. E fez nesse último ano muitas proezas em Tucuruí: tirou corpos do sedentarismo, fez muitas pessoas acharem um esporte para chamar de seu, ajudou muita gente a sair da depressão, do luto, da dor da perda de pessoas amadas, aliviou a pressão de um isolamento forçado pela pandemia e implantou uma cultura esportiva nunca vista antes na cidade.
Resultados
Campeões Masculino Categoria Open:
Adonaldo e Bruno (Belém)
Vice-campeões: Alessandro e Maicon (Belém)
Campeãs Feminino Categoria Open:
Natália e Rita (Belém)
Vice-campeãs: Luanda e Renata (Belém)
Campeões Misto Categoria Open:
Duboc e Natália (Belém)
Vice-campeões: Alessandro e Renata (Belém)
Campeões da categoria Masculina A:
Ítalo e Duboc (Belém)
Vice-campeões: Adonaldo e Bruno (Belém)
Campeãs da categoria Feminina A:
Nathália e Luanda (Belém)
Vice-campeãs: Bárbara e Renata (Belém)
Campeões da categoria Mista A:
Ítalo e Natália (Belém)
Vice-campeões: Bruno e Samara (Belém)
Campeões da categoria Masculina B:
Mateus e Victor (Belém)
Vice-campeões: Edison e Hiago (Belém)
Campeãs da categoria Feminina B:
Nayb e Juliana (Belém)
Vice-campeãs: Cris e Mirla (Belém)
Campeões da categoria Mista B:
Juliana e Mateus (Belém)
Vice-campeões: Edson e Valéria (Belém)
Campeões da categoria Masculina C:
Arthur e Dudu (Tucuruí)
Vice-campeões: Fagner e Rodrigo (Tucuruí)
Campeãs da categoria Feminina C:
Mirla e Tayana (Belém)
Vice-campeãs: Anderly e Aline (Tucuruí)
Campeões da categoria Mista C:
Gustavo e Melina (Tucuruí)
Vice-campeões: Edison e Liana (Belém)
Texto Liliane Skittberg