Por Floresta News
Publicado em 20 de agosto de 2021 às 14:03H
A Leishmaniose é uma doença primária de animais que pode ser transmitida aos humanos. É uma doença reemergente, infecciosa, não contagiosa, com baixa letalidade, mas considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das seis mais alarmantes doenças infecciosas, pelo seu alto coeficiente de detecção e capacidade de produzir deformidades.
De acordo com Cleuso Prazeres, presidente do Nova Matinha, em Tucuruí, nos últimos dias foram registrados 8 casos de morte de cachorros no bairro. Uma moradora procurou o médico veterinário, o qual constatou a doença em seu animal.
Cleuso faz um alerta aos moradores e às autoridades: “A gente quer chamar a atenção dos moradores da nova matinha à vigilância sanitária, às autoridades, sobre os casos de leishmaniose dentro do bairro. O intuito disso é alertar nossa comunidade sobre esse problema que está acontecendo”.
O presidente do bairro diz que entrou em contato com a vigilância sanitária municipal e aguarda retorno.