Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 13 de August de 2022
Sistema Floresta

Chuvas intensificam e Tucuruí chega à marca de 50 famílias remanejadas

Por Floresta News
Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 15:52H

Compartilhe:
Foto: Decom de Tucuruí.

De acordo com os registros do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, as maiores chuvas registradas nas últimas 24 horas (superiores a 50 mm), na rede de Estações Meteorológicas do INMET ocorreram em Porangatu (GO) com 57,2 milímetros, Pium (TO) com 67,4 milímetros, e a cidade de Peixe (TO) que choveu 52,2 milímetros. Essas duas últimas cidades ficam no entorno no Rio Tocantins. Por esse registro é possível ver porque o rio vem enchendo rapidamente.

No Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins divulgado hoje pela Eletronorte mostra que o lago da usina está acima de 73 metros, sendo que a cota máxima é de 74 metro. A parte mais baixa da cidade de Marabá está coberta de água, lá o nível do rio ultrapassou os 12 metros. O número de famílias atingidas agora é de 1760, sendo 492 em abrigos e 711 desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes e amigos, os demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso das residências e resistem em sair de casa.

Marabá nesta quinta-feira (13). Foto Rômulo Cametá

Em Tucuruí, o rio está na marca de 9,7 metros, com previsão que ultrapasse os 11 metros até domingo (16). A prefeitura informou que 50 famílias deixaram suas casas para irem para abrigou ou casas de parentes. “Nós estamos trabalhando diferente esse ano, estamos conversando com as famílias e retirado elas de forma preventiva, o povo tem se conscientizado, saindo assim tem mais segurança, retira os pertences com mais cuidado e aí não tem tanto prejuízo e a gente pode dar todo o suporte necessário”. Explicou o secretário apoio a segurança pública, Paulo Bonieck. As famílias estão sendo levadas ao parque de exposição da cidade.

Abrigo temporário em Tucuruí. Foto: Decom de Tucuruí

No site do INMET a previsão é que nos próximo dias a chuva seja intensa no estado do Pará, e no entorno do leito do Rio Tocantins, que atravessa o estado do Tocantins, com alertas inclusive de grande perigo, podendo chover até 100 milímetros.

Previsão do INMET é de chuvas intensas nos próximos dias
Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend