Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Conselho de Saúde de Tucuruí realiza visita técnica ao Complexo Hospitalar do HRT/Unacon

Por Zé Dudu
Publicado em 25 de março de 2021 às 23:51H

Compartilhe:

O Complexo Hospitalar de Tucuruí recebeu, nesta segunda-feira (22), o Conselho Municipal de Saúde (CMS), acompanhado pelo vereador Albert Lobato, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara. Eles foram recebidos pelo Diretor Geral do Hospital Regional de Tucuruí (HRT), Carlos Alberto Tabosa da Silva Júnior, e pelo Diretor de Enfermagem, Lucas Evangelista Uriel. 

Na ocasião, a comitiva realizou visita técnica às instalações do HRT, conhecendo as melhorias implantadas na Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), as obras de revitalização realizadas em diversos setores e o mamógrafo, que se encontra em pleno funcionamento. Além disso, também foi possível observar o funcionamento das alas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para Covid-19; do Pronto Socorro de Urgência e Emergência e as UTIs adulto e pediátrica.

Júlio Pinheiro, Presidente do Conselho de Saúde de Tucuruí

O presidente do CMS, Júlio Pinheiro, reforçou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), sobretudo na excelência da prestação de serviços em prol dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através do Instituto Diretrizes, responsável pelo gerenciamento do hospital. Ele esclareceu ainda que o Conselho de Saúde é um órgão fiscalizador e deliberativo: “Estamos evoluindo, buscando soluções viáveis para o aumento nos atendimentos no Complexo Hospitalar do HRT/Unacon”.

Segundo ele, a visita proporcionou uma oportunidade de se reunir com a direção para cobrar soluções quanto a implantação, em caráter de urgência, do Centro de Hemodiálise no hospital. Tal preocupação foi esclarecida pela direção do HRT, que explicou que os estudos para sua realização já foram iniciados, aguardando o posicionamento da Sespa.

Júlio Pinheiro contou que, quando o Instituto Diretrizes assumiu a administração no HRT, chegaram muitas reclamações ao Conselho, mas gradativamente os atendimentos foram sendo regularizados. “Hoje tivemos a oportunidade de observar in loco que houve grandes mudanças na prestação dos serviços, que estão sendo desenvolvidos com muita dedicação e maiores investimentos, sendo visível a eficácia na garantia de saúde da nossa população de Tucuruí e região”.

Carlos Tabosa, Diretor Geral do Complexo Hospitalar HRT/Unacon

Durante a reunião com o Conselho de Saúde, a direção do HRT fez um balanço geral das atividades desenvolvidas e dos investimentos realizados no período em que o Instituto Diretrizes assumiu a gestão do Complexo Hospitalar. 

“Ao assumirmos a gestão do HRT/Unacon, muitas foram as dificuldades encontradas, mas, com muito afinco, viabilizamos parcerias que se concretizaram ao longo destes meses e os resultados foram os avanços sendo consolidados,” explicou Carlos Tabosa, diretor do HRT. 

E enfatiza: “Hoje, o HRT/Unacon é uma das unidades hospitalares do estado que se destaca no aumento do número de atendimentos especializados e do número de pacientes recuperados, graças à excelência da prestação dos serviços desenvolvidos por toda a equipe de direção e dos colaboradores, que trabalham pelo bem-estar da população de toda a região do entorno do lago de Tucuruí”.

Os membros do Conselho Municipal de Saúde que acompanharam a visita, além do presidente Júlio Pinheiro, foram Maria Rosa Souza dos Santos, vice-presidente, e a enfermeira Amanda Ouriques de Gouveia, ambas representantes dos trabalhadores em saúde; Oneildo Monteiro Carvalho, representante dos usuários; e Kellem Kleide de Oliveira de Araújo, secretária executiva do CMS.

Membros do Conselho de Saúde de Tucuruí

O vereador Albert Lobato esteve presente a convite do CMS, representando o Poder Legislativo. O vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores parabenizou a direção do hospital pelos esclarecimentos prestados, além da apresentação dos serviços disponíveis à população. “Nosso papel como vereador é de fiscalizar os serviços que estão sendo prestados à nossa população,” explicou. “Durante a reunião e visita técnica, houve a oportunidade de cumprimos com o nosso papel, além de termos recebido os esclarecimentos necessários dos fatores que acarretam o grande ‘gargalo’ que é a regulação de leitos”. 

“De fato, conseguimos observar que, no HRT e Unacon, os atendimentos estão sendo executados com muita perfeição na garantia dos cuidados necessários para a saúde dos pacientes internados, que necessitam de atendimentos e procedimentos em média e alta complexidade,” concluiu o vereador.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend