A aposentadoria foi anunciada após 33 anos de serviços prestados em vários municípios, só em Tucuruí, ele atua desde 1992.
Emocionado, coronel falou sobre a alegria de poder viver este dia tão esperado. Quando questionado sobre a quem ele dedicaria esse momento: “Quero dedicar sem sombra de dúvidas a querida população de Tucuruí que me acolheu tão bem, que me recebeu muito bem, então sem demagogia, este dia, este momento é dedicado a toda a população que acreditou no meu trabalho a frente da polícia militar”, disse o aposentado.
Ainda durante a conversa coronel, revelou que sobre o futuro, pensa em advogar, já que ele é formado em direito, pensa em dedicar os próximos anos de sua vida a advocacia.
Para ele é um dia que o sentimento da alegria que se alterna com o de tristeza de saber que mesmo ainda tendo condições de contribuir, ter que se afastar.
Além da história construída na cidade, Barata teve uma filha e ressalta que os motivos que o prendem aqui são muitos e que não pretende se mudar de Tucuruí.