Por Floresta News
Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 08:34H
Depois de 15 dias, a operação de transporte da Samaureira centenária finalmente teve fim na noite desta terça-feira (14). A árvore que fazia parte do cenário da Av. 7 de setembro em Tucuruí, teve que ser retirada do local, onde será construída as novas instalações do Hospital Regional.
A operação enfrentou diversas dificuldades, e o que era para acontecer em 12 horas, demorou 15 dias, pois devido ao seu tamanho, mais de 20 metros de altura e seu peso, cerca de 60 toneladas, os guinchos não suportaram o trabalho e acabaram quebrando. Ela ficou por pelo menos 10 dias deitada, com suas raízes cobertas por terra esperando um novo guincho. A primeira empresa contratada chegou a desistir do serviço, no final uma terceira empresa teve que ser chamada para concluir o trabalho.
O transporte foi realizado durante a noite desta terça-feira, com todo um aparato de segurança ela chegou ao seu destino, o bosque municipal de Tucuruí, por volta de 1h, desta quarta-feira (15). O plantio deve ser concluído durante o dia.