Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de March de 2025
Sistema Floresta

Dia da Criatividade, conheçam Cecília, a ilustradora

Por Floresta News
Publicado em 17 de novembro de 2021 às 06:00H

Compartilhe:

Dia 17 de novembro é conhecido por ser o Dia da Criatividade. Pessoas inovadoras, com ideias diferentes, pensamentos originais, que inventam ou criam coisas novas são consideradas criativas. E nesse dia, você vai conhecer a história de uma jovem de Tucuruí que transborda criatividade.

Pra você, o que é criatividade?

“A urgência de externar, criar e inventar suas próprias ideias”.

Vou começar o texto que trata sobre a criatividade com a resposta da jovem Cecília Santana, de apenas 18 anos, e que tem um futuro brilhante pela frente, se depender da criatividade dela. Pois ela é a autora desenhos únicos e cheios de personalidade. Muitos deles são divididos em sua página no Instagram (@ceciqueijo).

Ela é de Tucuruí, filha de dois educadores que incentivam o dom da jovem. A ilustradora conta que sempre desenhou, mas que só levou a sério a sua habilidade aos 15, quando começou a estudar sobre o que estava fazendo. O incentivo veio da avó, que sempre pintava, então ela começou a reproduzir o que gostava, os desenhos da tv que assistia. Hoje em dia ela faz um curso para acertar partes técnicas do desenho, mas quando começou estudava por dicas e vídeos da internet.

Pergunto o que ela desenhava no começo e o que ela desenha hoje em dia. Ela reponde: “Sempre gostei de desenhar meninas se divertindo e acho que isso não mudou desde então. Apesar de que hoje em dia eu já arrisco mais em cenários e temáticas diferentes”. É possível ver a preferência de Cecília em suas ilustrações na sua página, as meninas, que inclusive lembram muito a própria ilustradora, sempre parecem se divertir.

Desenhos compartilhados na página de Cecília

Sobre inspiração ela conta que o dia a dia a ajuda muito, que as situações simples da vida diária a interessam, mas também gosta de temas mais aventurescos e observando todas essas coisas consegue se inspirar. Além, claro, de filmes e livros que inspiram bastante.

Cecília diz que o que ela tem é uma habilidade e não um dom. Que tem se esforçado muito para melhorar sua técnica e hoje em dia consegue ver nitidamente a diferença dos seus desenhos mais antigos em comparação aso que faz atualmente e garante que “tudo isso veio com muita prática, estudo e mão na massa”. Trabalho duro que já promete frutos, pois ela é uma das mais novas alunas do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA) e conta que está bem animada para viver esse novo universo.

Cecília faz seus desenhos em uma mesa digital

Quem sabe daqui a alguns anos estaremos assistindo a uma animação criada pela tucuruiense, pois esse é o sonho da jovem ilustradora: “Eu desejo muito trabalhar na área de direção de arte ou em alguma parte do cinema de animação, design de personagens ou storyboard”. Pra quem não sabe storyboard é uma sequência das principais cenas de um vídeo, desenhadas quadro a quadro. Ele mostra os elementos de cena e os enquadramentos por meio de pequenas ilustrações. E ela completa: “São muitas possibilidades!”.

Pra encerrar também vou usar uma das perguntas que fiz para Cecília, como, na sua opinião, os jovens de hoje podem melhorar a criatividade? E ela responde: “Não tendo medo de se expressar, experimentar e mergulhar naquilo que interessa a eles, a criatividade está em todos os cantos desde as mais diversas artes até números e programação.”

Sábia Cecília, tão jovem e cheia de criatividade. Que seja inspiração para a criatividade dos jovens da nossa cidade!!!

Texto: Liliane Skittberg

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend