Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Dois casos de microcefalia são confirmados por secretário de saúde em Tucuruí

Por LideNews
Publicado em 28 de abril de 2016 às 14:53H

Compartilhe:
Foto: Dr. Charles Tocantins, secretário de saúde de Tucuruí

Foto: Dr. Charles Tocantins, secretário de saúde de Tucuruí

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (27) dois casos de microcefalia em bebês nascidos na maternidade municipal. Exames já foram enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, e a secretaria aguarda agora os resultados que podem confirmar se os casos têm ligação com a contaminação das mães pelo Zika vírus.

O secretário de Saúde do município, Charles Tocantins, informou que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) já foi notificada sobre os casos. A recomendação é para que toda a rede de saúde no município redobre a atenção com as grávidas e intensifique ainda mais o combate ao vetor aedes aegypti. “Recomendamos que a população redobre a prevenção quanto a proliferação do mosquito”, observa o secretário.

A contaminação das mães, caso seja confirmada pelo Instituto Evandro Chagas, pode ter acontecido em meados do ano passado o que confirmaria a circulação do vírus zika na região. A Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica do município têm monitorado todos os casos suspeitos na cidade, mas até o momento nenhum caso foi confirmado. “Esses dois casos nos deixam em alerta, mas a população não deve entrar em pânico, pois estamos atuando na prevenção contra o mosquito transmissor. Contudo, é preciso que a população faça a sua parte”.

A identidade das mães não foi divulgada, mas elas são moradoras dos bairros Santa Isabel e Nova Conquista. “Os casos estão sob investigação da vigilância epidemiológica do município. Por estarem relacionados a possibilidade do vírus zika, a secretaria está tomando todas as providencias necessárias e estamos dando todo o apoio as mães e aos bebes que serão encaminhados para a capital até sexta-feira para novos exames com um especialista neuropediatra. Eles devem passar por mais uma bateria de exames”, explica o secretário.

A secretaria passa a intensificar as ações voltadas para o atendimento às grávidas em todas as Unidades Básicas de Saúde de Tucuruí. “Pedimos que todas as gestantes retornem imediatamente aos postos de saúde de referência para fazerem os pré-natais. A secretaria vai fazer os ultrassons necessários caso haja suspeita de microcefalia”.

Até agora, a Sespa já notificou mais de 40 casos suspeitos de microcefalia e 20 casos já foram confirmados e relacionados ao vírus zika em todo o Pará. Em 2016, 48 pessoas pegaram zika no Pará entre os meses de janeiro até o dia 18 de abril. O número é maior que o registrado em todo o ano de 2015, quando 42 casos foram registrados.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend