Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

É grave o estado de saúde do líder do residencial Cristo Vive Uilden Fogoió

Por Floresta News
Publicado em 29 de setembro de 2017 às 18:34H

Compartilhe:

Wilden Souza, popularmente conhecido como “Fogoió”, passou mal na noite da última quarta-feira(27), foi imediatamente encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento UPA, mas por conta do grave estado de saúde, ele foi transferidos urgentemente para Hospital Regional de Tucuruí HRT.

Após os primeiros atendimentos, médicos já identificaram que ele estava com um aneurisma cerebral, exames foram realizados e só confirmaram as suspeitas. “Fogoió”, foi internado e entubado minutos depois. O quadro clínico ainda permanece o mesmo até o hoje.

Uilden é um dos líderes do conjunto residencial Cristo Vive. Está desde a ocupação tentando junto aos moradores, a permanência no local.

O que é um aneurisma Cerebral ?

Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga que pode ir crescendo lenta e progressivamente. Os maiores riscos desse afrouxamento do tecido vascular são ruptura da artéria e hemorragia ou compressão de outras áreas do cérebro.

São raros os aneurismas congênitos, mas a pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e à formação de aneurismas.

Em geral, os episódios de ruptura e sangramento ocorrem a partir da 5ª década de vida, afetam mais as mulheres e tornam-se mais comuns à medida que a pessoa envelhece.

Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, mas cerca da metade permanece com seqüelas importantes que comprometem a qualidade de vida.

Causas

* Predisposição familiar (15% dos portadores de aneurisma pertencem a uma família em que a incidência da enfermidade é maior);

* Hipertensão arterial (pressão alta facilita o desenvolvimento e a ruptura dos aneurismas);

* Dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides);

* Diabetes;

* Cigarro;

* Álcool.

Sintomas

Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos. Quando crescem, podem comprimir uma estrutura cerebral e provocar sintomas que variam conforme a área do cérebro afetada.

A manifestação mais evidente dos aneurismas é a ruptura seguida de hemorragia. A intensidade dos sintomas está diretamente relacionada com o tamanho e a extensão do sangramento. Os mais comuns são dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos, perda da consciência. Sangramentos abundantes podem ser fatais.

Diagnóstico

A angio-ressonância magnética é um exame fundamental para o diagnóstico dos aneurismas. O ideal seria que fossem detectados precocemente, antes de sangrarem, mas isso raramente acontece, porque essa avaliação não está incluída na rotina dos check-up.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend