Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Em Tucuruí, Adepará alinha planos de ações em reunião técnica

Por Agência Pará
Publicado em 07 de julho de 2021 às 23:00H

Compartilhe:

O atual Plano Plurianual 2022-23 (PPA), com o reconhecimento da cobertura territorial nas 12 regiões de integração do estado, foi pauta de reunião técnica e de alinhamento da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), no município de Tucuruí,  no sudeste paraense, na tarde desta quarta-feira (7), que contou com a participação do diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

“Durante a reunião em Tucuruí foram tratados os compromissos que estão sendo implementados de acordo com PPA e também reunimos com os servidores para saber das demandas e necessidades locais. Esta agenda também foi o momento de definirmos determinadas ações técnicas e alinharmos a visão estratégica da Agência para 2021 e 2022”, destacou Macedo.

Entre os assuntos da pauta foram discutidas orientações sobre o uso dos sistemas informatizados da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3) e Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet).

Definições

A Adepará é uma autarquia que tem como missão planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará.

Portanto, a melhor estruturação da Agência reflete diretamente na sociedade, já que a Adepará possui dois compromissos nas áreas meio e fim. Na área meio e finalística é a agricultura, pecuária e pesca. Basicamente, a defesa agropecuária é fazer com que não haja nenhum prejuízo na produção agrícola e pecuária, evitando a introdução de pragas e doenças.

Melhorias

Na área de sua atuação, a Agência de Defesa tem a missão de valorizar o agronegócio paraense e esses dois compromissos estão sendo efetivados de acordo com o atual Plano Plurianual 2022-23 (PPA). 

Dentre os projetos da  autarquia para o ano de 2021 estão o Adepará 100% digital, que é  o aporte tecnológico  das unidades locais com computadores e demais equipamentos necessários para o melhor desenvolvimento das ações de campo; implementação de novos módulos de sistemas, tanto técnicos quanto de planejamento do Siapec 3, para que os fluxos e os trâmites processuais sejam mais rápidos e a avaliação seja muito mais eficiente; a atualização da frota de veículos, e a melhorias das Unidades Regionais.

A meta da atual gestão é ser uma referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários para a preservação do meio ambiente e para a competitividade do agronegócio paraense.

“Lembramos que apesar de a Agência ser um órgão fiscalizador, a prioridade não é autuar, mas sim de prevenir e impedir a entrada de novas doenças e pragas; controlar ou erradicar as existentes; proteger o parque industrial agropecuário com produtos de origem animal com rastreabilidade; e combater a produção clandestina de produtos de origem animal. Afinal, a produção clandestina de produtos de origem animal promove agressão ao meio ambiente, não gera empregos, não gera divisas econômicas e põe em risco a saúde pública, principalmente neste momento de pandemia”, informa o diretor de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson Oliveira, também presente no encontro.

Participaram da reunião Jamir Macedo; diretor de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson Oliveira; e o chefe de gabinete, Denis Renault, o gerente de Tucuruí, Edisley Macedo;, gerente de Anapu, Ari Cavalcante e os servidores lotados no município.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend