Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Estudantes das escolas estaduais fazem protesto em Tucuruí

Por Paco Martins
Publicado em 15 de abril de 2016 às 10:37H

Compartilhe:

IMG_4446A manifestação deu início por volta das 8h desta quinta-feira(14), no centro comercial de Tucuruí. Os alunos munidos de cartazes, nariz de palhaço, carro som e muitos apitos, deram início ao protesto na praça do Rotary.

Por volta das 9h, estudantes e professores seguiram em caminhada até o Ministério Público Estadual MPE, onde permaneceram por cerca de 30 minutos e depois realizaram uma outra caminhada até a 16ª URE.

Durante o protesto, foram distribuídos panfletos com as seguintes informações:”- O Governo do Estado do Pará orientou por meio da Secretaria de Estado de Educação-SEDUC apresentou ao Conselho IMG_4410Estadual de Educação nova proposta de grade curricular a ser implementado do Ensino Médio.Nesta nova proposta ocorrerá uma redução de 840 horas aproximadamente. Tal redução em sua composição, compreende pelo menos 30% em todo Ensino Médio para 2016.

O Governo prejudica literalmente a qualidade do ensino no Pará. Os conteúdos das disciplinas que sofrerão redução e não serão ministrados em sua totalidade, prejudicando 300 mil alunos em todo o estado que estão em preparação para o Enem processos seletivos vindouros.

Essa redução da grade curricular retira de nós alunos, a oportunidade IMG_4413de uma melhor preparação para competir em uma sociedade extremamente competitiva, a ainda exclui milhares de alunos que não dispõe de condições financeiras para arcar com estudos particulares, sendo que a nossa Constituição nos assegura educação pública, gratuita e de qualidade.

Por todo o exposto, nós alunos e professores vimos trazer esta nota de INDIGNAÇÃO, repudiando a proposta encaminhada ao Conselho Estadual de Educação, e ao mesmo tempo pedir a SOCIEDADE que nos ajude nesta questão.

Além disso, aproveitamos para denunciar o que está ocorrendo nas Escolas de Rede Estadual de Ensino em Tucuruí: A E.E.E.M Sião IMG_4411Simão jacinto dos Reis está em grande estado de degradação social e ambiental; a quadra de escola está interditada pelo Corpo de Bombeiros. A E.E.E.M Rui Barbosa está com a quadra totalmente destruída; A E.E.E.M Raimundo Ribeiro de Souza apresenta problemas na fiação elétrica e centrais de ar queimadas. A E.E.E.M Ana Pontes Francez funciona em prédio alugado as salas quentes e não tem centrais de ar em todas as salas, sendo praticamente inviável o aprendizado durante o turno da tarde por fazer muito calor. Ressaltamos que a obra da Escola Tecnológica de Ensino Médio está paralisada a oito anos. Por este motivo ESTAMOS NAS RUAS DEFENDENDO A EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE”.

Em nota a 16ª URE fez um pronunciamento: “- A Unidade Regional de Educação, conforme já foi divulgado, esclarece que tramita no Conselho Estadual de Educação do Pará uma nova Matriz Curricular que orientará o Ensino Médio.

Considerando que a nova matriz curricular ainda está sendo discutida no referido Conselho Estadual de Educação.

Considerando que a nova matriz, ainda não entrou em vigor, pois,  carece de uma discussão mais ampla e profunda por parte desse órgão competente.

Esta Unidade Regional de Educação informa que até este momento não houve um comunicado por parte da Secretaria Estadual de Educação do Pará-SEDUC, qualquer orientação no sentido de diminuição de Carga Horária do professor, pois a nova matriz curricular ainda não foi aprovada, por tanto a lotação do ano de 2016 está sendo feita tendo como base a matriz curricular em vigor onde não consta qualquer diminuição de Carga Horária docente.

Mediante as informações acima esta Unidade Regional de Educação, comunica à comunidade tucuruiense que os alunos devem ir para as escolas considerando que estão funcionando na sua normalidade. Ressaltamos ainda que os alunos devem cobrar o horário de aula professores para cumprirmos da carga horária do ano letivo”. (Sônia Rosa dos Santos – Diretora da 16ª URE Portaria 2682/2011-SEDUC)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend