Por Paco Martins
Publicado em 15 de abril de 2016 às 10:37H
A manifestação deu início por volta das 8h desta quinta-feira(14), no centro comercial de Tucuruí. Os alunos munidos de cartazes, nariz de palhaço, carro som e muitos apitos, deram início ao protesto na praça do Rotary.
Por volta das 9h, estudantes e professores seguiram em caminhada até o Ministério Público Estadual MPE, onde permaneceram por cerca de 30 minutos e depois realizaram uma outra caminhada até a 16ª URE.
Durante o protesto, foram distribuídos panfletos com as seguintes informações:”- O Governo do Estado do Pará orientou por meio da Secretaria de Estado de Educação-SEDUC apresentou ao Conselho Estadual de Educação nova proposta de grade curricular a ser implementado do Ensino Médio.Nesta nova proposta ocorrerá uma redução de 840 horas aproximadamente. Tal redução em sua composição, compreende pelo menos 30% em todo Ensino Médio para 2016.
O Governo prejudica literalmente a qualidade do ensino no Pará. Os conteúdos das disciplinas que sofrerão redução e não serão ministrados em sua totalidade, prejudicando 300 mil alunos em todo o estado que estão em preparação para o Enem processos seletivos vindouros.
Essa redução da grade curricular retira de nós alunos, a oportunidade de uma melhor preparação para competir em uma sociedade extremamente competitiva, a ainda exclui milhares de alunos que não dispõe de condições financeiras para arcar com estudos particulares, sendo que a nossa Constituição nos assegura educação pública, gratuita e de qualidade.
Por todo o exposto, nós alunos e professores vimos trazer esta nota de INDIGNAÇÃO, repudiando a proposta encaminhada ao Conselho Estadual de Educação, e ao mesmo tempo pedir a SOCIEDADE que nos ajude nesta questão.
Além disso, aproveitamos para denunciar o que está ocorrendo nas Escolas de Rede Estadual de Ensino em Tucuruí: A E.E.E.M Sião Simão jacinto dos Reis está em grande estado de degradação social e ambiental; a quadra de escola está interditada pelo Corpo de Bombeiros. A E.E.E.M Rui Barbosa está com a quadra totalmente destruída; A E.E.E.M Raimundo Ribeiro de Souza apresenta problemas na fiação elétrica e centrais de ar queimadas. A E.E.E.M Ana Pontes Francez funciona em prédio alugado as salas quentes e não tem centrais de ar em todas as salas, sendo praticamente inviável o aprendizado durante o turno da tarde por fazer muito calor. Ressaltamos que a obra da Escola Tecnológica de Ensino Médio está paralisada a oito anos. Por este motivo ESTAMOS NAS RUAS DEFENDENDO A EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE”.
Em nota a 16ª URE fez um pronunciamento: “- A Unidade Regional de Educação, conforme já foi divulgado, esclarece que tramita no Conselho Estadual de Educação do Pará uma nova Matriz Curricular que orientará o Ensino Médio.
Considerando que a nova matriz curricular ainda está sendo discutida no referido Conselho Estadual de Educação.
Considerando que a nova matriz, ainda não entrou em vigor, pois, carece de uma discussão mais ampla e profunda por parte desse órgão competente.
Esta Unidade Regional de Educação informa que até este momento não houve um comunicado por parte da Secretaria Estadual de Educação do Pará-SEDUC, qualquer orientação no sentido de diminuição de Carga Horária do professor, pois a nova matriz curricular ainda não foi aprovada, por tanto a lotação do ano de 2016 está sendo feita tendo como base a matriz curricular em vigor onde não consta qualquer diminuição de Carga Horária docente.
Mediante as informações acima esta Unidade Regional de Educação, comunica à comunidade tucuruiense que os alunos devem ir para as escolas considerando que estão funcionando na sua normalidade. Ressaltamos ainda que os alunos devem cobrar o horário de aula professores para cumprirmos da carga horária do ano letivo”. (Sônia Rosa dos Santos – Diretora da 16ª URE Portaria 2682/2011-SEDUC)
Send this to a friend