Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de March de 2025
Sistema Floresta

Exército realiza exercício de segurança na Usina Hidrelétrica Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 15 de junho de 2022 às 10:59H

Compartilhe:

O 23°Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí realizou, nos dias 10 e 11 de junho, exercício de Adestramento Básico em Garantia da Lei e da Ordem (PAB GLO) na Usina Hidrelétrica Tucuruí, no Pará. A demonstração das atividades das tropas contou com a cobertura da equipe de jornalismo da TV Jovem Pan, de São Paulo. O objetivo foi mostrar as ações do Plano de Ocupação e Proteção da Usina Tucuruí que é um protocolo de segurança nacional desenvolvido pelo 23° Esquadrão do Exército no município.

A atividade serve para preparar e capacitar o efetivo militar para a proteção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, responsável por 10% da energia elétrica produzida no País. Durante as atividades, foram realizadas as ações de segurança a pontos sensíveis, postos de bloqueio e controle de vias urbanas, operações de busca e apreensão, controle de distúrbio e patrulhamento a pé, motorizado e fluvial.

Conforme o comandante do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, Leonardo Piubelli, “em todos os momentos foram reforçados os conceitos de prontidão e coesão da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro”. 

Cerca de 100 militares participaram da atividade que é realizada periodicamente nas instalações da Usina Tucuruí. No exercício, as tropas fazem o reconhecimento dos pontos sensíveis da Hidrelétrica e agem para realizar ações que atualizem o plano de ocupação, visando coibir tentativas de invasão e outros problemas de segurança.

Com isso, explica o capitão Piubielli, “os Lanceiros da Selva cumprem um importante papel de se prepararem e de atuarem em sua área de responsabilidade“.

Parceria

O comandante destaca a parceria entre a instituição militar e a Eletronorte e o adestramento contribui para o amadurecimento das tropas na região de Tucuruí. “Atuar na área de segurança da Usina é um desafio por conta da sua grandiosidade, mas a Eletronorte não mede esforços para atender e cooperar da melhor maneira possível para que cumpramos o nosso dever que é salvaguardar esse patrimônio do país e da comunidade”, enfatiza o comandante.

A jornalista Elizângela Carreira e o repórter cinematográfico, Danlucio Reis, da Jovem Pan ficaram impressionados com a “magnitude” da Usina Tucuruí. “Tucuruí faz jus à sua importância para o país. Uma obra magnífica e estamos encantados de poder acompanhar essa atividade tão importante para a segurança nacional”, desta a jornalista.

Agência Eletronorte, por Dênis Aragão

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend