Por Floresta News
Publicado em 15 de junho de 2022 às 10:59H
O 23°Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí realizou, nos dias 10 e 11 de junho, exercício de Adestramento Básico em Garantia da Lei e da Ordem (PAB GLO) na Usina Hidrelétrica Tucuruí, no Pará. A demonstração das atividades das tropas contou com a cobertura da equipe de jornalismo da TV Jovem Pan, de São Paulo. O objetivo foi mostrar as ações do Plano de Ocupação e Proteção da Usina Tucuruí que é um protocolo de segurança nacional desenvolvido pelo 23° Esquadrão do Exército no município.
A atividade serve para preparar e capacitar o efetivo militar para a proteção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, responsável por 10% da energia elétrica produzida no País. Durante as atividades, foram realizadas as ações de segurança a pontos sensíveis, postos de bloqueio e controle de vias urbanas, operações de busca e apreensão, controle de distúrbio e patrulhamento a pé, motorizado e fluvial.
Conforme o comandante do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, Leonardo Piubelli, “em todos os momentos foram reforçados os conceitos de prontidão e coesão da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro”.
Cerca de 100 militares participaram da atividade que é realizada periodicamente nas instalações da Usina Tucuruí. No exercício, as tropas fazem o reconhecimento dos pontos sensíveis da Hidrelétrica e agem para realizar ações que atualizem o plano de ocupação, visando coibir tentativas de invasão e outros problemas de segurança.
Com isso, explica o capitão Piubielli, “os Lanceiros da Selva cumprem um importante papel de se prepararem e de atuarem em sua área de responsabilidade“.
Parceria
O comandante destaca a parceria entre a instituição militar e a Eletronorte e o adestramento contribui para o amadurecimento das tropas na região de Tucuruí. “Atuar na área de segurança da Usina é um desafio por conta da sua grandiosidade, mas a Eletronorte não mede esforços para atender e cooperar da melhor maneira possível para que cumpramos o nosso dever que é salvaguardar esse patrimônio do país e da comunidade”, enfatiza o comandante.
A jornalista Elizângela Carreira e o repórter cinematográfico, Danlucio Reis, da Jovem Pan ficaram impressionados com a “magnitude” da Usina Tucuruí. “Tucuruí faz jus à sua importância para o país. Uma obra magnífica e estamos encantados de poder acompanhar essa atividade tão importante para a segurança nacional”, desta a jornalista.
Agência Eletronorte, por Dênis Aragão