Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Faculdade de medicina em Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 05 de julho de 2017 às 12:06H

Compartilhe:

O Ministério da Educação publicou edital para seleção de propostas para instituições mantenedoras de Instituições de Ensino Superior.

 

O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, o edital para seleção de propostas voltadas à implantação do curso de medicina no município de Tucuruí. A publicação do edital é fruto de compromisso do ministro Mendonça Filho, como deputado federal Hélio Leite, firmado em 2015, e confirmado em audiência, no último dia 28 de junho, quando o ministro da educação reafirmou o compromisso de publicação do edital.

“A implantação do curso de medicina em Tucuruí é resultado de trabalho das autoridades locais e de empenho junto ao MEC. Os ganhos com o curso virão em melhorias nos serviços prestados à população. Além disso, irá contribuir decisivamente com as ações na área da saúde e consequentemente com o desenvolvimento”, afirmou Hélio Leite.

As instituições interessadas já podem se cadastrar, de acordo com informações do edital. Tucuruí será o primeiro município paraense, com papel de destaque no desenvolvimento regional, a receber o curso de medicina dentro da estratégia do Programa Mais Médicos, voltada à reestruturação do atendimento médico no país (esta etapa visa a formação de médicos no interior do Brasil).

Em 2013, ainda no governo Sancler, o município de Tucuruí iniciou a busca pela implantação da Faculdade de Medicina, apresentando projeto atendendo as exigências do edital do Ministério da Educação (MEC) para implantação de curso de medicina particular (com possiblidade de financiamento estudantil pelo FIES) em todo o território nacional.

O primeiro estágio era a fase de seleção que, com critérios rigorosos, classificava os municípios cujos projetos fossem aprovados. Apenas 39 municípios em todo o território nacional tiveram seus projetos aprovados. No Pará apenas Tucuruí atendeu a todas às exigências do edital. E em toda a região norte, apenas 2 municípios foram contemplados: Tucuruí, no Pará e Vilhena, em Rondônia.

A segunda fase já não dependia mais dos municípios, era a etapa de licitação para escolha das faculdades que iriam ofertar os cursos de medicina nesses 39 municípios do Brasil. Neste processo, em apenas três cidades as faculdades que concorrem foram todas desclassificadas: Tucuruí (Pa), Ijuí (RS) e Limeira, no Estado de São Paulo.

Agora acontece a republicação do edital para se conhecer qual a faculdade que ofertará o curso de medicina em Tucuruí, Ijuí e Limeira. Para isso, as Instituições de Educação Superior deverão se habilitar de acordo com as exigências do edital e concorrer na chamada pública.

A previsão para divulgação do resultado da faculdade particular que ofertará o curso de medicina em Tucuruí e nas demais cidades é dia 31 de janeiro de 2018.

(Reportagem: Leonice Leal e Marcelo  Bulhões)

Para mais informações acesse o site do Ministério da Educação:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51121

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend