Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2024
Sistema Floresta

Filme produzido pela Floresta Cine Vídeo participará de concurso Estadual

Por Floresta News
Publicado em 09 de novembro de 2021 às 11:07H

Compartilhe:
Foto JACosta

O III Festival do Filme Etnográfico Do Pará é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem (PPGSA/UFPA), sob coordenação geral de Alessandro Campos e Denise Cardoso, e tem por objetivo difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área, além de promover o diálogo entre produtores, cineastas, pesquisadores e público em geral. O festival acontecerá em Belém de modo virtual e presencial entre os dias 16 e 21 de novembro de 2021.

O longa “Aikewara – a Ressurreição de um Povo” aborda a violência cultural sofrida pelos Aikewara, desde o primeiro contato com o branco até a visão inédita sobre o envolvimento deles na Guerrilha do Araguaia. A ocupação do território, na visão dos diretores, Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá, trouxe consequências desastrosas para esse povo, como o alistamento de jovens indígenas para a guerra e a extinção de práticas culturais.

Célia Maracajá e Luiz Arnaldo Campos durante as gravações. Foto JACosta

O filme foi lançado em 2018, e em seu resumo já é possível entender que ele é intenso: “Num dia indefinido em 1972 helicópteros desceram na aldeia dos Aikewara – Suruí, no Sul do Pará, trazendo soldados que combatiam a Guerrilha do Araguaia. Com seu território ocupado militarmente começava o maior desafio vivido por um povo acostumado ao longo de sua história a enfrentar diversas ameaças de extinção. Um filme sobre o direito à existência e a resistência para fazer este direito existir”.

O longa está selecionado para competir na Mostra Competitiva de Filmes Etnográficos Jean Rouch, dentro do Festival. Para o diretor da Floresta Cine Vídeo, Pablo Costa Guimarães, participar desse evento é motivo de muito orgulho: “Participar desse evento é prestigioso para a obra cinematográfica por se tratar de uma mostra específica e que conta com uma curadoria de prestígio internacional”.

Para assitir online o filme, durante o período do festival é só acessar www.festivaldopara.com.br/2021/ . Presencialmente o longa será exibido no Cine Líbero Luxardo em Belém.

Ficha Técnica:

Ano: 2018

País: Brasil

Duração: 80′

Direção: Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá

Roteiro: Célia Maracajá e Luiz Arnaldo Campos

Fotografia: Hélio Furtado

Montagem: Deco Barros

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend