Por Floresta News
Publicado em 09 de novembro de 2021 às 11:07H
O III Festival do Filme Etnográfico Do Pará é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem (PPGSA/UFPA), sob coordenação geral de Alessandro Campos e Denise Cardoso, e tem por objetivo difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área, além de promover o diálogo entre produtores, cineastas, pesquisadores e público em geral. O festival acontecerá em Belém de modo virtual e presencial entre os dias 16 e 21 de novembro de 2021.
O longa “Aikewara – a Ressurreição de um Povo” aborda a violência cultural sofrida pelos Aikewara, desde o primeiro contato com o branco até a visão inédita sobre o envolvimento deles na Guerrilha do Araguaia. A ocupação do território, na visão dos diretores, Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá, trouxe consequências desastrosas para esse povo, como o alistamento de jovens indígenas para a guerra e a extinção de práticas culturais.
O filme foi lançado em 2018, e em seu resumo já é possível entender que ele é intenso: “Num dia indefinido em 1972 helicópteros desceram na aldeia dos Aikewara – Suruí, no Sul do Pará, trazendo soldados que combatiam a Guerrilha do Araguaia. Com seu território ocupado militarmente começava o maior desafio vivido por um povo acostumado ao longo de sua história a enfrentar diversas ameaças de extinção. Um filme sobre o direito à existência e a resistência para fazer este direito existir”.
O longa está selecionado para competir na Mostra Competitiva de Filmes Etnográficos Jean Rouch, dentro do Festival. Para o diretor da Floresta Cine Vídeo, Pablo Costa Guimarães, participar desse evento é motivo de muito orgulho: “Participar desse evento é prestigioso para a obra cinematográfica por se tratar de uma mostra específica e que conta com uma curadoria de prestígio internacional”.
Para assitir online o filme, durante o período do festival é só acessar www.festivaldopara.com.br/2021/ . Presencialmente o longa será exibido no Cine Líbero Luxardo em Belém.
Ficha Técnica:
Ano: 2018
País: Brasil
Duração: 80′
Direção: Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá
Roteiro: Célia Maracajá e Luiz Arnaldo Campos
Fotografia: Hélio Furtado
Montagem: Deco Barros