Por Floresta News
Publicado em 09 de fevereiro de 2022 às 14:40H
Nesta quinta-feira (10), o governador Helder Barbalho vai entregar cheques do programa “Sua Casa” para mais de 100 famílias moradoras da cidade de Tucuruí, na região do lago de Tucuruí. A cerimônia vai ocorrer a partir das 11h, no Ginásio Poliesportivo. Na ocasião, também serão entregues cestas com alimentos e benefícios do programa Recomeçar para 500 famílias moradoras da cidade.
Dentro desta agenda ainda tem a entrega de ambulâncias para Tucuruí e municípios vizinhos, visita às obras em andamento: o asfaltamento do bairro Palmares, a Policlínica e a nova orla da cidade. Mas, os compromissos mais esperados são a assinatura das obras na Feira Municipal e o an´úncio do início da construção do novo Hospital Regional de Tucuruí, que deve ser levantado na Av. Sete de Setembro.
O programa “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
No exercício de 2021, o investimento total com o Programa “Sua Casa”, com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 130 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 15.709 domicílios. A estimativa da Companhia é de que o programa beneficiou mais de 78.500 pessoas no ano passado.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios – estabelecidos em lei – para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.