Por Floresta News
Publicado em 11 de novembro de 2021 às 10:12H
Neste sábado, 13 de novembro, o Hemopa vai abrir as portas aos doadores de sangue a partir das 7h da manhã até às 18h. Este é um incentivo a mais para quem já faz doação frequentemente, mas principalmente para os novos doadores. Pois muitos deixam de ir ao Hemopa por estar em horário de trabalho.
Além deste sábado, o Hemopa irá abrir também no dia 27 de novembro. A responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Tucuruí, Jeane Nogueira, explica que este é um mês importante para a Fundação, pois comemora-se o dia do doador voluntário de sangue: No mês de novembro homenageamos no dia 25/11 o Dia Nacional do Doador de Sangue. E por isso é um mês muito importante pra nós. Ademais como a sociedade está voltando ao normal, deve isso ser acompanhado ainda mais pela segurança sanguínea que devemos ter”.
Muitos candidatos à doação de sangue têm dúvidas recorrentes sobre quais os critérios para estar apto ao procedimento, especialmente, em meio a pandemia da Covid-19. Aqui estão algumas dicas dadas pelo Hemopa:
– Quem apresentou sintomas da doença pode fazer a doação 30 dias após a cura total (término dos sintomas);
– Se a pessoa teve contato com alguém positivado para o vírus, deve aguardar 14 dias para fazer a doação (se não manifestou nenhum sintoma);
– Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode realizar a doação após o intervalo de 2 a 7 dias da aplicação;
– Em caso de reinfecção da doença, o doador deve aguardar 30 dias após a cura total (término dos sintomas) para nova doação;
OUTROS CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar em boas condições de saúde;
– Estar bem alimentado;
– Bebidas alcoólicas: evitar ingestão no dia anterior e no dia da doação;
– Cigarro: é preciso evitar até duas horas depois da doação;
– Período menstrual: não é impedimento, a mulher pode fazer a doação neste período;
– Piercing e tatuagem: deve aguardar um ano para realizar a doação depois de fazer.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Mulheres podem doar sangue de 3 em 3 meses e, homens a cada 2 meses.
Serviço:
Local: Avenida Veridiano Cardoso, s/nº – Bairro Santa Mônica. Contato (94) 8415-9006.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.
Neste sábado, dia 13 de novembro, de 7h às 18h.