Por ORM
Publicado em 10 de junho de 2020 às 00:49H
A carona solidária funciona assim: o cidadão liga para o Hemopa para marcar dia e horário para efetuar a doação de sangue, por meio do contato (94) 98415-9006. A partir daí, a equipe do Hemopa Tucuruí aciona os mototaxistas e repassa as coordenadas para buscar o doador voluntário e conduzi-lo até a unidade de coleta de sangue. Após a doação, o voluntário recebe a mesma carona solidária de volta ao seu ponto de partida. A viagem é inteiramente gratuita.
A responsável pela Captação de Doadores do Hemonúcleo de Tucuruí, Jeanne Nogueira, agradeceu a importante parceria. “Nós estamos com o estoque baixo, porém precisamos manter o abastecimento de sangue na rede hospitalar. Esse é um momento em que precisamos nos juntar e pensar em situações que nos façam vencer esse momento tão difícil de pandemia”.
Além de Tucuruí, o Hemonúcleo é responsável por abastecer mais quatro municípios da região: Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá. Após o alerta da pandemia do novo coronavírus, diariamente, a unidade de coleta da cidade está coletando cinco bolsas de sangue, quando o ideal seria o dobro.
O Hemopa Tucuruí atende o público de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. E a carona solidária funciona no mesmo horário. Cerca de 30 mototaxistas realizam as viagens em forma de rodízio. “Nesse momento difícil temos que ser solidários uns com os outros e nos unir”, destacou Antônio Genézio, presidente do Simotu.
Para doar sangue
O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação). Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.
Serviço:
O Hemonúcleo de Tucuruí fica na avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR 422 (Santa Mônica). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (94) 98415-9006
Send this to a friend