Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de October de 2019
Sistema Floresta

Infraero garante funcionamento do aeroporto de Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 13 de setembro de 2019 às 16:42H

Compartilhe:

A situação do funcionamento do Aeroporto de Tucuruí foi discutida numa reunião com o Superintendente da Infraero, Marcus Vinicius do Amaral Gurgel, na última quarta-feira, (12), em Brasília. A reunião foi realizada após grande repercussão da matéria exibida pelo Sistema Floresta de Comunicação, nos programas de Rádio, TV e redes sociais, na qual foi mostrado a situação como se encontrava o aeroporto do município após vários furtos de cabos e parte de equipamentos.

Na reportagem produzida no dia 21 de agosto, foi exibida uma ação conjunta da Polícia Militar, Gamasp e funcionários do aeroporto que tentavam localizar suspeitos de furtar os cabos que interligavam a casa de força ao equipamento de orientação de aproximação (DVOR), bem como as duas estações meteorológicas.

Durante as buscas as equipes localizaram cerca de 200 metros de cabos que foram cortados e retirados pelos criminosos e em seguida abandonados em uma área de mata próximo à casa de força. Também uma motocicleta, sem placa, foi escondida na mata, as margens da estrada que dá acesso ao porto do km 10 e foi localizada pela PM.

Cerca de 7 km de cabos que foram reinstalados em dezembro de 2018, para interligar novamente o equipamento de navegação e orientação aos pilotos chamado DVOR (Radiofarol Omnidirecional em VHF), havia sido furtado. Assim como os cabos com cerca de 4 km de extensão que interligavam as duas estações meteorológicas, também foram alvos dos criminosos.

Nesta sexta-feira (13), o Secretário de desenvolvimento econômico Hernandes Vaz, informou o resultado da reunião. Segundo ele, ficou definido com a Infraero que “diante os furtos de equipamentos e cabos elétricos, a Infraero somente paralisou o serviço de Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA em Tucuruí”.

Disse ainda que: “a Prefeitura de Tucuruí irá intensificar a vigilância com equipes, equipamentos e monitoramento 24h, e que o processo já está tramitando no setor de licitação”.

Ainda segundo o Secretário, o superintendente da Infraero Marcus Vinicius do Amaral Gurgel, garantiu que “no momento não será retirado os equipamentos e que todo tráfego aéreo de pouso e decolagem não será comprometido, aguardando uma possível interveniência da presidência para ficar definitivamente”. Foi pedido a permanência das operações enquanto o município implanta a Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática EMS-A, equipamento disponibilizado através de convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Segundo informações preliminares esse equipamento fará todo trabalho que hoje a equipe da Infraero realiza, contudo, de forma digital e automática a comunicação com as aeronaves.

Atualmente os serviços da Infraero estão suspensos desde de a publicação do NOTAM no último dia 05/09, as 06h, com prazo de desmobilização até 01 de dezembro de 2019.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend