Por Floresta News
Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 19:21H
O caso teria acontecido na sexta-feira (30), por volta das 16h, quando o jornalista Sandro André da Silva Ferreira estaria fazendo imagens de um posto de saúde para uma reportagem sobre essas instituições fechadas em Tucuruí.
De acordo com a ocorrência registrada na delegacia, o jornalista acusa o prefeito Alexandre Siqueira e um segurança dele de sequestrar, agredir e roubar o seu equipamento de trabalho. A descrição do caso foi feita pelo Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) neste sábado (31), em uma publicação nas redes sociais.
O jornalista teria sido colocado dentro de uma caminhonete e durante o trajeto, Sandro alega ter sido agredido novamente pelos seguranças, na cabeça, no peito e no abdômen, como informou a nota de repúdio publicada pelo sindicato, juntamente com a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem de Advogados (OAB-PA).
“As agressões apenas cessaram quando o jornalista foi levado para a delegacia do município, onde o gestor municipal Alexandre Siqueira ainda insultou o advogado de defesa da vítima, advogado Gabriel Lambert. Em seguida, Sandro foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Tucuruí. O jornalista realizou na manhã deste sábado (31) exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Tucuruí”, comunicou a nota.
Por meio do posicionamento, o Sindicado de Jornalistas e a OAB também repudiaram a ação contra o jornalista. Eles afirmaram que entidades estão acompanhando o caso e mantendo contato com outras organizações nacionais de jornalistas e dos direitos humanos, na tentativa de resguardar a integridade de Sandro e responsabilizar os agressores.
A Polícia Civil (PC) não quis se manifestar sobre o caso, apenas informou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para elucidar o caso, que é investigado sob sigilo. Segundo a assessoria de imprensa do prefeito de Tucuruí “o cidadão foi detido pelos seguranças do prefeito, já que o mesmo estava rondando a casa do prefeito há dias de acordo com testemunhas. E diante do histórico de assassinatos de prefeitos de nossa região, inclusive de Tucuruí, como é de conhecimento de todos, os seguranças conduziram o cidadão para a delegacia, onde o mesmo disse que tinha sido contratado por uma liderança política local para fazer os materiais”.
A assessoria da Prefeitura de Tucuruí afirma ainda que, “quando o prefeito chegou em sua residência, os seguranças já tinham detido o rapaz, e em nenhum momento o Prefeito sequer chegou perto do cidadão”
Em atualização