Por Floresta News
Publicado em 30 de setembro de 2019 às 14:10H
Um macaco foi encontrado morto na manhã deste domingo (29), por um morador às margens da BR 422 próximo à entrada do residencial Parque dos Buritis na Cidade de Tucuruí, no sudeste do estado.
Segundo o Zé Carlos, morador que encontrou o macaco, vários contatos foram realizados ainda no domingo na tentativa de acionar um órgão competente para verificar o caso. Nesta segunda-feira (30), o morador contactou com a equipe do programa Café 104, na rádio floresta, pedindo pra uma equipe da Vigilância em Saude fosse até o local para remover o macaco e realizar as perícias necessárias relativas à causa da morte, uma vez que a morte de macaco pode ser um alerta de doenças como a Febre Amarela.
Após o contato com a imprensa, uma equipe da vigilância em saude foi ao local para realizar os procedimentos. A diretora Dra. Cecília Ranieri, explicou que devido ao avançado estado de putrefação, não foi possível coletar amostra do animal para exames em Belém. Uma equipe foi encaminhada para a área onde o animal foi encontrado para orientar os moradores e verificar carteira de vacinação.
Este é o segundo caso de macaco encontrado morto na cidade este ano, em janeiro, mais um animal foi encontrado morto no bairro são Sebastião, também não foi possível a coleta de material devido ao estado de putrefação. Em 2018 foram encaminhados para análise, amostras de cerca de cinco macacos, os resultados para febre amarela foram negativos.