Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Moradores de Tucuruí são surpreendidos com chuva de granizo

Por Floresta News
Publicado em 27 de outubro de 2020 às 11:05H

Compartilhe:

Uma chuva forte acompanhada de rajadas de ventos e granizo foi registrada no final da tarde desta segunda-feira, 26, em Tucuruí no sudeste do estado. A ocorrência do fenômeno foi rápida, mas o suficiente para que moradores de diversos bairros registrassem em vídeos e fotos que logo circularam nas redes sociais no começo da noite.
De acordo com especialistas, o fenômeno está relacionado a menos três fatores: alta umidade do ar, calor em superfície e atmosfera instável. Na prática, esse tripé traz a condição para que as gotas de água entrem em contato com áreas de temperatura negativa dentro da nuvem para formar o granizo.
“Para entender o granizo primeiro a gente tem que falar da nuvem dele, que é a cumulonimbus. Ela fica em níveis bem elevados da atmosfera e temperaturas muito baixas. Dentro da nuvem nós temos gotinhas de água, que começam a se chocar umas nas outras para criar gotas maiores. Por conta dessa instabilidade na nuvem, os ventos começam a carregar essas gotas para regiões mais altas, com temperatura negativa. Lá ela se solidifica, fica indo de um lado para o outro, e cresce até o momento em que está grande o suficiente para vencer a força da gravidade e atingir a superfície” – explica a meteorologista Tatiane Martins.
Ainda de acordo com levantamentos recentes, esta foi a terceira vez que o fenômeno foi registrado em Tucuruí.

Segundo o Grupamento do Corpo de Bombeiros do município, não houve registro de ocorrências de danos caudados pelas pedras de gelo.


Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend