Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Morre Puraqué Assurini vítima de corona vírus

Por Floresta News
Publicado em 25 de maio de 2020 às 15:19H

Compartilhe:
Foto: Paco Martins

De acordo com informações do conselheiro de saúde indígena, inicialmente foi feito um trabalho preventivo na aldeia, mas nem todos cumpriram com as orientações repassadas.

Após a confirmação dos dois primeiros casos, houve uma intensificação nas recomendações, onde ficou proibido a circulação dos índios dentro da aldeia. A contaminação acelerada do novo corona vírus na aldeia trocará, tem preocupado as autoridades e principalmente os próprios indígenas.

Cinco índios foram internados, quatro deles não resistiram e evoluíram a óbito. A primeira foi a liderança indígena Ponakatu Assurini, que faleceu na madrugada do último sábado(23). No mesmo dia já durante a noite, o cacique Sakamiramé Assurini de 93 anos também veio a falecer. Durante o final da tarde de domingo(24), dona Iranoa Assurini de 40 anos também evoluiu a óbito e por volta das 23h foi anunciada a morte de Puraqué Assurini de 73 anos, ele era uma das principais lideranças da aldeia.

Ainda segundo Sawarawia Assurini, até o momento, 11 casos positivos da doença foram confirmados, 02 pessoas foram recuperadas, 05 em tratamento, sendo 03 crianças recém-nascidas, quatro evoluíram a óbito e cerca de 110 estão em observação por apresentarem sintomas.
Hoje residem 110 famílias que totalizam cerca de 700 índios da etnia Assurini.

O que mais preocupa as lideranças neste momento, são os alimentos que começaram a faltar na aldeia.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend