Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de April de 2024
Sistema Floresta

Morre Puraqué Assurini vítima de corona vírus

Por Floresta News
Publicado em 25 de maio de 2020 às 15:19H

Compartilhe:
Foto: Paco Martins

De acordo com informações do conselheiro de saúde indígena, inicialmente foi feito um trabalho preventivo na aldeia, mas nem todos cumpriram com as orientações repassadas.

Após a confirmação dos dois primeiros casos, houve uma intensificação nas recomendações, onde ficou proibido a circulação dos índios dentro da aldeia. A contaminação acelerada do novo corona vírus na aldeia trocará, tem preocupado as autoridades e principalmente os próprios indígenas.

Cinco índios foram internados, quatro deles não resistiram e evoluíram a óbito. A primeira foi a liderança indígena Ponakatu Assurini, que faleceu na madrugada do último sábado(23). No mesmo dia já durante a noite, o cacique Sakamiramé Assurini de 93 anos também veio a falecer. Durante o final da tarde de domingo(24), dona Iranoa Assurini de 40 anos também evoluiu a óbito e por volta das 23h foi anunciada a morte de Puraqué Assurini de 73 anos, ele era uma das principais lideranças da aldeia.

Ainda segundo Sawarawia Assurini, até o momento, 11 casos positivos da doença foram confirmados, 02 pessoas foram recuperadas, 05 em tratamento, sendo 03 crianças recém-nascidas, quatro evoluíram a óbito e cerca de 110 estão em observação por apresentarem sintomas.
Hoje residem 110 famílias que totalizam cerca de 700 índios da etnia Assurini.

O que mais preocupa as lideranças neste momento, são os alimentos que começaram a faltar na aldeia.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend