Por Floresta News
Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 15:19H
A inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira (09), no antigo prédio do IFPA, próximo a praça da Vila Permanente. O Núcleo Integrado de Pesquisa & Projetos de Engenharia – NIPE é usado para atender diversas dificuldades da região, como por exemplo o fato de Tucuruí ser uma cidade universitária não ter especialidade, ou geração de oportunidades de estágios. O espaço será usado pelos estagiários para desenvolver projetos para a região.
Este ano muitos projetos avançaram, entre eles a criação do Núcleo Didádico de Aquicultura, onde a comunidade que vive da pesca será beneficiada. No início de novembro, o Senador Zequinha Marinho (PSC) esteve em Tucuruí, se comprometeu em ajudar a captar recursos para desenvolver o projeto, cerca de 4,6 milhões.
O NIPE foi considerado uma das melhores metodologias ativas de ensino do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, e hoje conta com cerca de 10 professores atuando no projeto, cada uma com seu grupo de alunos, que estudam as dificuldades e deficiências no município e desenvolvem projetos de pesquisa para achar uma solução ou melhorias para tais problemas.
No local inaugurado vão funcionar também o ICMBio e o IBGE. Alguns empresários também participaram do evento, entre eles o Diretor Geral do Sistema Floresta, José Adão, que recebeu um certificado de padrinho, em reconhecimento as contribuições que tem feito ao projeto. “Pra nós é muito gratificante acompanhar a atuação do NIPE e ver os projetos desenvolvidos se tornar realidade trazendo melhorias pra comunidade. Poder cooperar e apoiar esse tipo de ação é ajudar a academia cumprir um papel primordial que é trazer para o seio da comunidade o conhecimento adquirido pelo alunato”. Pontou José Adão.
Para o fundador do NIPE, Midson Cardoso, essa inauguração marca uma vitória pra educação em Tucuruí: “Deus tem abençoado e as portas estão se abrindo, e a gente está conseguindo desenvolver muita coisa mesmo sem recurso, muitos empresários estão nos ajudando e o que podemos fazer pra trazer recurso através de parcerias, vamos fazer”.