Por Floresta News
Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 16:23H
Na manhã desta segunda-feira (17), mais quatro famílias tiveram que deixar suas casas, em Tucuruí. Um total de 119 já foram remanejadas para abrigos ou casas de parentes. A tendência é que mais pessoas saiam, pois no Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado pela Eletronorte, mostra que o nível que está em 11,35 metros nesta segunda-feira, pode chegar a 12,35 metros na terça-feira (18).
O lago está a poucos centímetros da cota máxima de 74 metros, e isso é motivo de preocupação para as autoridades: “Falta muito pouco para chegar ao limite do lago, depois disso a tendência é que se verta mais água da Usina, que se abra mais as comportas, e toda essa água vem pra cá, e mais famílias serão atingidas.” Explicou o secretário de apoio à segurança pública, Paulo Bonieck.
O Parque de Exposições de Tucuruí, usado como abrigo da prefeitura já está ficando lotado, esta é outra preocupação das autoridades, que já procuram outras alternativas: “A Igreja Matriz Quadrangular, aqui na Matinha, já disponibilizou um espaço e nós estamos adaptando o local para abrigar mais pessoas.” A Defesa Civil está pedindo para que as pessoas se organizem durante o dia para sair com mais tranquilidade e segurança.