Por Floresta News
Publicado em 18 de março de 2023 às 14:32H
Uma árvore centenária da espécie Samaúma, que foi transplantada á uma área de preservação para dar lugar ao novo Hospital Regional de Tucuruí, no sudeste do estado, está deixando muitas pessoas felizes e esperançosas com a notícia de que pequenas folhas começaram a brotar em seus galhos.
A árvore foi transplantada para o bosque municipal, após uma determinação do governador Helder durante uma visita à área do hospital. A operação de replantio durou mais de 10 dias e muitos populares duvidavam que a árvore sobreviveria. No entanto, contrariando as expectativas, a Samaúma agora mostra sinais de adaptação ao novo ambiente.
A história dessa árvore é um exemplo de como é possível preservar a natureza em meio ao progresso, e traz esperança para aqueles que lutam pela conservação das florestas tropicais.
SUMAÚMA
A sumaúma, também conhecida como samaúma ou kapok, é uma árvore encontrada na região amazônica, cujo nome científico é Ceiba pentandra. Ela é considerada uma das maiores árvores da floresta, podendo atingir mais de 50 metros de altura e ter um diâmetro de tronco que chega a três metros. Além disso, é uma árvore muito antiga, podendo viver por mais de oitocentos anos.
(Floresta News)