Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Tucuruí: números reforçam as medidas rígidas para o enfrentamento a Covid-19

Por Floresta News
Publicado em 27 de abril de 2020 às 16:47H

Compartilhe:

O município de Tucuruí, começa a semana sob a vigência do decreto 029 e 030/2020, de enfrentamento ao coronavírus que determina por exemplo o fechamento do comércio não essencial, institui o toque de recolher entre as dez horas da noite e as cinco da madrugada, proíbe o transporte intermunicipal e interestadual, determina limitação de até 300 atendimentos, mediante senhas, por dia às instituições bancárias e lotéricas, dentre outras medidas.

Em uma primeira análise, os números do boletim oficial divulgado pelo município parecem não demonstrar que as medidas adotadas são extremas diante dos casos informados. No entanto, nesta segunda-feira 27, durante o programa Tucuruí Agora, o município foi questionado sobre os números que não são divulgados no boletim oficial, o que representa uma subnotificação. São casos de pacientes monitorados pela equipe de Vigilância em Saúde, bem como os casos que são atendidos nas unidades de saúde e na UPA, em que os pacientes são tratados como suspeitos, inclusive com prescrição de medicações voltadas para o tratamento dos sintomas de Covid-19. Entretanto, não são realizados os testes para se comprovar ou não a doença. Os pacientes são medicados, recebem receita com remédios que, dentro do novo protocolo da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA), devem ser utilizados no tratamento do novo coronavírus, mas esses pacientes, até onde se tem informações, não entram para as estatísticas oficiais.
Segundo a Vigilância em Saúde, o município de Tucuruí possui 1.253 “viajantes” sendo monitorados pela equipe, 6 casos confirmados da Covid-19, 3 pacientes recuperados, 19 pacientes sendo monitorados, 18 casos descartados e os casos “em análise”.
Os números também mostram que 70 pacientes sintomáticos respiratórios são monitorados pela atenção básica, mas não há confirmação ou descarte de Covid-19.
Esses números mostram a dimensão de uma possível subnotificação para Covid-19 no município de Tucuruí e reforçam a importância de seguir todas as orientações de isolamento social das autoridades em saúde, bem como a utilização de máscaras, higienização das mãos e de evitar aglomerações.
Também nesta segunda-feira, 27, o Hospital Regional de Tucuruí (HRT), divulgou boletim de vigilância epidemiológica e monitoramento no qual é informado um óbito súbito de um homem de 56 anos morador de Tucuruí, que aguarda análise. O boletim também destaca que há 17 casos internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave – (SRAG) de etiologia viral, 5 casos de coronavírus (Sars-Cov-2), 8 casos de vírus não detectável e 4 casos aguardando resultados.

Nesta terça-feira 28, pela manhã haverá uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre as ações de combate ao Covid-19 na região.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend