Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de December de 2019
Sistema Floresta

Tucuruí: Pacientes atendidos pelos CTA reclamam de falta de médico infectologista há 3 meses

Por Floresta News
Publicado em 10 de setembro de 2019 às 16:52H

Compartilhe:

Quem precisa de atendimento ou procedimentos relacionados a assinatura de médico infectologista no Centro de Testagem Anônima (CTA) em Tucuruí, tem enfrentado uma longa espera. Segundo relatos de usuários dos serviços do CTA, há pelo menos três meses não há médico infectologista para assinar as autorizações de procedimentos de alta complexidade (APAC), um documento necessário para o envio da medicação para tratamento de hepatite. Ainda segundo usuários do CTA, o Hospital Regional de Tucuruí tem emitido a APAC para a médica do CTA para que o medicamento seja providenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda segundo o paciente, se o procedimento for assinado por outro médico que não seja infectologista, o governo não envia a medicação.
Nesta terça-feira (10), durante o programa Bom Dia na Rádio Floresta, um ouvinte, que é paciente atendido pelo CTA, pediu para não ser identificado e fez uma reclamação por mensagem, na qual relatou que “cerca de 3 mil pacientes precisam do atendimento de médico infectologista no CTA”. Ainda de acordo com o paciente “estamos em um navio afundando gritando por socorro e ninguém nos ajuda. Muito triste essa situação. Já fomos na Defensoria Pública e no Ministério Público do Estado, mas nada se resolve”.
Procurado pela reportagem o Defensor Público, Renato Mendes Carneiro Teixeira, informou que recentemente houve a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Secretaria de Saúde de Tucuruí e a Defensoria Pública, sobre a Atenção Básica de Saúde no município e que não havia referência sobre o CTA. Ao ser informado sobre a reclamação, o Defensor Público expediu um ofício à Secretaria de Saúde solicitando informações sobre o atendimento.
Nossa reportagem esteve na Secretaria para tentar entrevistar a Secretária de Saúde de Tucuruí, mas até o momento não houve retorno.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend