Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de May de 2024
Sistema Floresta

Estado fortalece o ecoturismo e promove curso de Trilhas e Caminhadas em Oeiras do Pará

Por Floresta News
Publicado em 11 de abril de 2024 às 00:26H

Compartilhe:

A formação de condutores ambientais é fundamental para garantir que as atividades turísticas realizadas na natureza sejam conduzidas de forma responsável e segura

O Governo do Pará promove por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está promovendo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo de Oeiras do Pará e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o “Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas” no município. O curso se estende até o dia 12 de abril e tem como objetivo capacitar a população local interessada em trabalhar na condução de trilhas de curto percurso, fortalecendo a atividade turística de forma sustentável e contribuindo para a Rede Estadual de Trilhas.

A iniciativa busca capacitar moradores de Unidades de Conservação e seus entornos, incentivando o uso sustentável dos recursos naturais e fomentando o turismo na região. O curso de “Condutor de Trilhas e Caminhadas” é parte dos esforços da Setur em promover o turismo de natureza no Pará, que é reconhecido por sua diversidade de rios, florestas, praias, fauna e flora.

Conforme o secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, a formação dos condutores pretende melhorar o atendimento aos turistas, aumentar a competitividade dos produtos turísticos paraenses e proporcionar mais oportunidades de emprego e renda para a população local.

O curso aborda ainda diversas técnicas e habilidades essenciais para a condução ambiental de trilhas e caminhadas, incluindo a elaboração de roteiros, interpretação ambiental e atendimento pré-hospitalar. Para a Setur, a formação de condutores ambientais é fundamental para garantir que as atividades turísticas realizadas na natureza sejam conduzidas de forma responsável e segura, beneficiando os visitantes, as comunidades locais e o meio ambiente.

“A capacitação para a condução ambiental de trilhas e caminhadas é fundamental para a estruturação do segmento do ecoturismo. Durante o curso, os alunos são qualificados com diversas técnicas e habilidades essenciais, incluindo a elaboração de roteirização de atrativos naturais e culturais, interpretação ambiental e atendimento pré-hospitalar”, afirma o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida.

A capacitação oferecida pelo Governo do Estado contribui para a qualidade dos serviços turísticos, a competitividade local, a geração de empregos, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas. O curso representa uma oportunidade para os interessados em atuar no segmento do ecoturismo e na conservação da diversidade natural e cultural do Pará.

“Em um cenário onde a conservação ambiental é prioritária, a formação de condutores ambientais desempenha um papel importante para assegurar que as atividades turísticas realizadas na natureza sejam conduzidas de forma responsável e segura, tanto para os visitantes, quanto para as comunidades locais e o meio ambiente”, conclui Hugo Almeida.

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend