Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 03 de March de 2024
Sistema Floresta

Ameaças a indígenas no Pará levam Força Nacional a reforçar segurança em Novo Repartimento

Por Floresta News
Publicado em 21 de abril de 2023 às 01:27H

Compartilhe:

A região de Novo Repartimento, localizada no sudeste do estado do Pará, tem sido palco de uma crescente onda de ameaças contra indígenas e servidores públicos que atuam na região. O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação para que a Secretaria Nacional de Segurança Pública reforce a segurança na área e adote medidas efetivas para combater as intimidações.

Segundo as informações do MPF, servidores públicos que atendem a comunidade da Terra Indígena Parakanã foram ameaçados por homens encapuzados, o que também tem se repetido contra os próprios indígenas. As intimidações tiveram início em 2022, após a descoberta de três não indígenas mortos na região.

Em resposta à recomendação do MPF, a Força Nacional comunicou que remanejará 30 integrantes para atuar na região, com o objetivo de reduzir o risco de retaliação ao povo Parakanã e acabar com o conflito. A mobilização começará nesta sexta-feira (21).

Além da Força Nacional, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também se comprometeu a somar esforços no monitoramento da região, principalmente ao longo da BR-230. A Polícia Militar do Pará (PMPA) também se comprometeu a atuar para resguardar a integridade e a segurança da população de Novo Repartimento e daqueles que vivem e trabalham na comunidade indígena.

A segurança da região é fundamental para garantir o bem-estar das comunidades indígenas e dos servidores públicos que atuam na região. O reforço na segurança é um passo importante para proteger essas pessoas e evitar conflitos que possam colocar em risco a vida e a integridade de todos os envolvidos. A reportagem continuará acompanhando o desdobramento da situação e trará atualizações assim que possível.

(Com as informações MPF)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend