Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 13 de April de 2024
Sistema Floresta

Pará registra mais de 10 mil casos suspeitos de dengue

Por Floresta News
Publicado em 01 de abril de 2024 às 00:25H

Compartilhe:

Dois óbitos já foram confirmados e outros dois continuam sendo investigados

O Brasil contabilizou até a ultima quinta-feira, 27, um total de 2,4 milhões de casos prováveis de dengue e 897 mortes em decorrência da doença. Ao todo, foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência em resposta à enfermidade. No Pará, há 10.136 casos suspeitos, além de dois óbitos confirmados e outros dois sob investigação.

A taxa de letalidade por óbito sobre o total de casos prováveis diminuiu de 0,07% para 0,04% entre a Semana Epidemiológica 1 a 12 deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Já a letalidade por óbito sobre o total de casos graves caiu de 5,28% para 3,99% no mesmo intervalo de tempo, indicando uma redução na gravidade da doença.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira uma estratégia de ampliação da vacinação contra a dengue, contemplando mais 154 municípios. A seleção considerou critérios como presença de municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou superior a 100 mil habitantes, além de altas taxas de transmissão recentes. Até o momento, nenhum município paraense foi incluído na lista.

A vacina é direcionada para pessoas de 10 a 14 anos, faixa etária com maior proporção de hospitalizações pela doença. O esquema vacinal compreende duas doses com intervalo de três meses entre elas. A previsão é que na próxima semana as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas, dependendo do processo de remanejamento em cada localidade.

Atualmente, há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril, sendo 523 mil em junho e 84 mil em julho.

Com informações do Ministério da Saúde

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend