Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Primeira remessa de doses da Pfizer chega ao Brasil

Por SBT News
Publicado em 29 de abril de 2021 às 22:49H

Compartilhe:
Lote é o primeiro da compra de 100 milhões de doses da Pfizer adquiridas pelo Ministério da Saúde | Fotos: Tony Winston/MS

Parte das doses da vacina Pfizer/BioNTech, adquiridas pelo Brasil, chegaram na noite desta 5ª feira (29.abr) em Campinas (SP). O lote veio com 1 milhão de doses do imunizante, e agora será dividido e distribuído entre as capitais brasileiras. A expectativa é que esse processo ocorra na 6ª feira (30.abr) e sábado (1º.mai).

A entrega das vacinas veio no mesmo dia em que o Brasil registrou 400 mil mortes pelo novo coronavírus. A chegada dos imunizantes contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e outros membros do governo, como o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e das Relações Exteriores, Carlos França. 

“Saúde é um direito de todos e um dever do estado, e esse direito hoje se materializa através de uma ampla campanha de vacinação da nossa sociedade, essa campanha ela não começou hoje, começou em janeiro e já vem muito bem”, declarou Queiroga.

“Nós vamos distribuir 16,8 milhões de doses de vacinas. Isso equivale à população de muitos países: Portugal, Grécia, Israel, tudo isso é possível graças à força do nosso Programa Nacional de Imunização”, afirmou o titular da saúde em outro momento.

A vacina Pfizer já possui autorização para uso definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e deve ser aplicado em duas doses, em um intervalo de 15 dias.

O imunizante tem um histórico polêmico no país após o Brasil ter recusado a compra de 70 milhões de doses da vacina no ano passado. À época, o motivo apontado foi a necessidade de alta refrigeração. O lote que chegou nesta 5ª foi transportado em uma temperatura de -70 ºC.

Distribuição de doses

Além da vacina da Pfizer, o Ministério da Saúde começou a distribuir nesta 5ª feira (29.abr) um outro lote com 5,2 milhões de vacinas. Dessas, 5,1 milhões são do tipo AstraZeneca/Oxford, entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 100,8 mil doses são da Coronavac.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend