Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Saúde formaliza contrato para Fiocruz produzir IFA no Brasil

Por SBT News
Publicado em 01 de junho de 2021 às 22:51H

Compartilhe:

O governo formalizou um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para transferir a tecnologia na produção da vacina de Oxford/AstraZeneca. Com a medida, a vacina contra covid-19 será totalmente produzida no Brasil. O contrato formaliza o processo de compartilhamento de inovações entre a farmacêutica, AstraZeneca, a Universidade de Oxford e a Fiocruz.

As tratativas entre o governo e a fabricante da vacina começaram em 2020, quando o presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória destinando crédito de R$ 1,9 bilhão para viabilizar desenvolvimento, produção e aquisição do imunizantre contra covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, as instalações do laboratório já receberam as Condições Técnico-Operacionais (CTO), concedidas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Além do certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para a produção do IFA. A Fiocruz passará a produzir o insumo em suas instalações, sem depender de produtos vindos do exterior, como o IFA oriundo da China ou doses prontas compradas da Índia. 

A falta desse insumo tem impactado a capacidade dos países garantirem a vacinação de suas populações. Com a produção de IFA nacional, a Fiocruz contribui para que o Brasil avance na superação deste desafio. A expectativa é que as primeiras doses 100% nacionais sejam entregues em outubro. As instalações têm a capacidade inicial de produção de IFA para cerca de 15 milhões de doses de vacinas.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, Bolsonaro elogiou o trabalho do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do ex-chanceler Ernesto Araújo por terem possibilitado o acordo com a farmacêutica. Os ministros também foram citados em rede social do presidente, na noite desta 3ª feira (1º.jun).

“Brasil entra no seleto grupo de 5 países na produção dessa vacina. Parabéns aos ex-ministros Pazuello e Ernesto Araújo pelas tratativas iniciadas em 2020”, escreveu.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend