Dance Hits
Alex Alexandre & DJ Danilo
18:00H
19:00H
Ao Vivo
Dance Hits
Tucuruí, 17 de May de 2025
Sistema Floresta

Moradores reclamam de forte fumaça em Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 25 de agosto de 2021 às 11:57H

Compartilhe:

Moradores dos bairros, Nova Tucuruí, Bela Vista, Santa Isabel, e outros, reclamam da forte fumaça que tomou conta dos bairros nos últimos dias, principalmente no período da noite.

De acordo com a secretária municipal de meio ambiente, Bruna Furman, as denúncias são constantes, e já foram constatadas duas situações de queimadas. “Nós constatamos a situação de combustão de caroços de açaí e ao lado dessa situação temos a queima de um pasto, foi uma extensão muito grande, e lembrando que existem também outros focos na nossa cidade”.

Ainda de acordo com a secretária, nesta época do ano é proibido qualquer tipo de queimada, por conta do período de seca e que os responsáveis devem ser autuados. “Foi publicada a portaria Nº 78, pelo Ministério do Meio Ambiente, que decreta situação de calamidade ambiental para a nossa região aqui do Sudeste do Pará. Então devemos estar atentos às mudanças, que estão acontecendo no nosso clima e não piorar a situação. Está também em vigência um decreto presidencial, que também proíbe o uso do fogo para qualquer atividade, foi instituído dia 26 de junho e está em vigência. A nossa equipe de fiscalização estará acompanhando, se existem focos de incêndio, para que a gente possa tá autuando o responsável e trazendo soluções para nossa sociedade” explicou Bruna.

O período de seca requer uma série de cuidados com a saúde e também com o meio ambiente, pois a possibilidade de incêndios florestais neste período é maior por conta das condições climáticas.

Alguns cuidados necessários para coibir incêndios florestais:

-Não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;

-Após fumar, apagar o cigarro e descartá-lo em local adequado;

-Ao identificar um incêndio, procurar um local seguro, distante do fogo e fumaça. Ligar para o (94) 99117-7235 ou (94) 9264-2842, e indicar o local exato do incêndio, se possível, com pontos de referência.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Dance Hits
Alex Alexandre & DJ Danilo
18:00H
19:00H
Send this to a friend