Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de December de 2025
Sistema Floresta

Agosto Dourado foi encerrado com uma roda de conversa para gestantes no HRT

Por Floresta News
Publicado em 02 de setembro de 2025 às 00:26H

Compartilhe:

Roda de conversa discute o “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”


O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon, localizado no sudeste do Pará, finalizou a Campanha Agosto Dourado, mês voltado para a promoção do aleitamento materno. O auge da programação, que se estendeu por todo o mês, foi uma roda de conversa com mães a respeito do “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”. O evento ocorreu nos corredores da UTI/UCI Neonatal e Clínica G.O. na tarde da última sexta-feira, dia 29/8. A atividade foi coordenada pela equipe de direção em colaboração com a Comissão de Humanização, UTI/UCI Neonatal e Clínica G.O.


A enfermeira Antonete de Jesus Ramos, especialista em aleitamento materno, foi a mediadora da roda de conversa, que abordou o tema “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”. Ela explicou que o Método Canguru é um modelo de cuidado neonatal integral e humanizado, que envolve a participação ativa da família, com ênfase no contato pele a pele precoce entre pais e bebês prematuros e de baixo peso. O método, que é dividido em três fases — desde a gestação de risco até o acompanhamento ambulatorial após a alta —, tem como objetivo fortalecer o vínculo afetivo, incentivar o aleitamento materno e garantir a saúde do recém-nascido, diminuindo as infecções hospitalares e aprimorando a experiência de toda a família no processo de cuidado.


De acordo com a especialista, as medidas de incentivo à amamentação fazem parte da rotina do hospital. “O HRT costuma realizar ações para promover a amamentação, como rodas de conversa em diversos setores, visitas às enfermarias e orientações personalizadas para gestantes”, explicou.
Durante a conversa, as mães presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receberam informações sobre a importância da amamentação para os bebês. Além disso, aprenderam, na prática, como funciona o Método Canguru.


A coordenadora da UTI/UCI Neo Canguru, enfermeira Ana Keila Alencar, destacou as diversas vantagens do leite materno: “O leite materno é visto como o padrão ouro na nutrição infantil, pois fornece todos os nutrientes essenciais para o bebê nos primeiros meses de vida, reforça o sistema imunológico e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Ele oferece vantagens para a saúde da criança e da mãe, diminuindo a probabilidade de doenças infecciosas”. Ela lembrou ainda que a Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses e continuado até os dois anos ou mais. “É essencial que toda criança receba esse alimento, pois é o mais completo para essa fase da vida”, enfatizou.


As colaboradoras da UTI/UCI Neonatal e da Clínica G.O. também estiveram presentes no evento, demonstrando carinho e apoio às mães, o que possibilitou que se sentissem acolhidas e empoderadas em relação aos cuidados com seus bebês. Ao final, foi oferecido um delicioso lanche às participantes.


Texto: Wellington Hugles – Ascom/HRT/Unacon
Foto: Divulgação

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend