Por Floresta News
Publicado em 06 de novembro de 2025 às 23:10H

O Médico é referência em saúde mental pela sua atuação e contribuição na região amazônica e recebeu reconhecimento nacional durante o XLII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado no Rio de Janeiro.
O médico Raimundo Geraldo Viana Sales recebeu uma importante homenagem durante o XLII Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP), realizado entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro (RJ). O CBP é o maior e mais tradicional evento da área na América Latina, reunindo milhares de profissionais de diversos países para debater os avanços científicos e os desafios contemporâneos da saúde mental.

A homenagem reconheceu a trajetória e contribuição do Dr. Geraldo Sales para o fortalecimento da psiquiatria e das práticas comunitárias na região amazônica. Médico formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ele é especialista em Psiquiatria e formado em Terapia Comunitária, técnica que aplica desde 1997, após formação com o professor Adalberto Barreto, referência nacional na área.
Com atuação em Tucuruí (PA) e região, o psiquiatra é o criador do Movimento Integrado em Saúde Mental, CAPS Perambulante, Leseira Itinerante, voltado a levar atendimento, escuta e acolhimento psicológico a comunidades ribeirinhas e localidades de difícil acesso no sul e sudeste do Pará.
Ao longo de sua carreira, Dr. Geraldo Sales tem se destacado por utilizar a terapia comunitária como ferramenta de promoção de saúde e reconstrução de vínculos sociais. Sua atuação já havia sido reconhecida através de homenagens no livro “Cuidados pela Vida – Crônicas e Receitas de Saúde pelo Brasil”(ano 2000), e na obra, “A Leseira Itinerante: Como um psiquiatra desbravou a cultura manicomial no sul do Pará”, autoria de Fabiana Nanô, publicada em 2018, que narra a história do seu trabalho no interior amazônico, iniciado na década de 90, conquistando prêmios e reconhecimento internacional.
Além de sua prática médica e social, o homenageado é coordenador pedagógico do curso de pós-graduação em Saúde Mental e idealizador do Café Filosófico Clave de Sales, um espaço de reflexão, diálogo e troca de experiências sobre temas ligados à mente, à filosofia e à vida comunitária.

A homenagem concedida durante o Congresso reforça a relevância de sua atuação e celebra uma trajetória dedicada ao cuidado integral, à humanização dos atendimentos e à democratização do acesso à saúde mental na Amazônia.
com texto de Monnique Franco para Floresta News