Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 06 de December de 2025
Sistema Floresta

Sespa realiza capacitação para reforçar boas práticas na manipulação do açaí 

Por Floresta News
Publicado em 03 de dezembro de 2025 às 22:25H

Compartilhe:

Treinamento em dois dias reúne técnicos estaduais e municipais em Belém para aprimorar fiscalizações e garantir a segurança sanitária do fruto mais consumido no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Divisão de Vigilância de Produtos do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DIVPD/DEVS/DVS), em parceria com a Casa do Açaí, da Vigilância Sanitária de Belém, iniciou nesta quarta (3), e prossegue na quinta-feira (4) um treinamento voltado ao fortalecimento das boas práticas de manipulação do açaí. A capacitação, realizada na Casa do Açaí, no bairro da Cidade Velha, buscou aprimorar o trabalho realizado nas fiscalizações e coleta de amostras de interesse sanitário.

Dorilea Pantoja: abordagem da doença de Chagas
Dorilea Pantoja: abordagem da doença de Chagas

A fiscal sanitária da Sespa Dorilea Pantoja informou que o curso teve como objetivo atualizar os participantes sobre os cuidados essenciais no processamento artesanal do fruto, com base no Decreto Estadual nº 326/2012, que regulamenta as boas práticas de fabricação de açaí e bacaba artesanal. “Também abordamos a doença de Chagas, relacionada ao consumo do açaí, quando não há a manipulação correta, explicando como ocorre a contaminação. À tarde, discutimos as boas práticas, e finalizamos com uma demonstração detalhada de todas as etapas que o batedor artesanal deve seguir, alinhando teoria e prática. Tudo isso contribui para qualificar ainda mais as fiscalizações nos municípios”, acrescentou.

A Chefia da Casa do Açaí, Débora Barros, reforçou a importância do treinamento. “Os servidores precisam entender todas as etapas do processo para saber como orientar e cobrar durante as fiscalizações. Abordamos a lavagem do fruto, o branqueamento, única forma eficaz de eliminação do T. cruzi, causador da doença de Chagas, e demais procedimentos obrigatórios”, ressaltou.

Processamento – A parte prática foi conduzida pelos profissionais da Casa do Açaí e batedores artesanais, Heron Amaral e Selma Oeiras, que demonstraram passo a passo o processamento correto do fruto, desde a recepção e armazenamento, passando pelo peneiramento, higienização, branqueamento, resfriamento e amolecimento, até o despolpamento, envase e armazenamento. O objetivo foi mostrar como cada etapa contribui para a eliminação de riscos, e para a oferta de um produto seguro à população.

A programação também incluiu temas como perfil epidemiológico e ações de combate à doença de Chagas, funcionamento da rede estadual de entomologia e histórico do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, além de noções sobre processos administrativos sanitários e protocolos de coleta de amostras.

Participaram do treinamento representantes das vigilâncias municipais de Altamira, Ananindeua, Abaetetuba, Barcarena, Benevides, Brasil Novo, Marituba, Moju e Santa Bárbara do Pará, além de técnicos do 1º Centro Regional de Saúde (CRS) e do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA). 

Texto: Suellen Santos – Ascom/Sespa 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend