Por Floresta News
Publicado em 03 de setembro de 2024 às 12:19H
Mudança é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Distribuidora dá dicas de consumo para reduzir os impactos na conta.
A bandeira tarifária vermelha patamar 2 marca o mês de setembro, o anúncio foi dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e significa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A mudança ocorre devido ao aumento da seca e queimadas em algumas regiões do país, o que causa a elevação do custo de geração da energia elétrica.
A última vez que a bandeira vermelha entrou em vigência foi em agosto de 2021. Houve uma sequência de bandeiras verdes desde abril de 2022, sendo interrompida apenas em julho deste ano, com o anúncio da bandeira amarela, em seguida da cor verde que retornou em agosto.
Em vigor desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é utilizado mensalmente para demonstrar os custos reais de geração de eletricidade. Cada cor: verde, amarela ou vermelha, é definida pela ANEEL, de acordo com as condições de geração de energia.
A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Luciana Carmo, explica como funciona a bandeira tarifária e reforça a importância do uso adequado de energia no período.
A Equatorial Pará separou algumas dicas para garantir a economia na conta de luz:
Tarifa Social
Os clientes que se enquadram como baixa renda, podem ter a chance de economizar até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.
Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Pará: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (91) 3217-8200; site: http://www.equatorialenergia.com.br/; Central 0800 0910196; posto de atendimento presencial da Distribuidora e APP Equatorial.
(Fonte: Equatorial Energia)
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