Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 03 de May de 2024
Sistema Floresta

Grupamento Fluvial de Segurança apoia o patrulhamento na região de Cametá

Por Agência Pará
Publicado em 20 de fevereiro de 2023 às 05:31H

Compartilhe:

Com a embarcação “Estrela do Norte” funcionando como base operacional, uma lancha de 150 HP de potência (LV G13) para patrulhamento ostensivo e uma lancha 300 HP, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) reforça as ações de proteção aos foliões que se deslocam para Cametá, município da Região de Integração Tocantins. Os agentes realizam ações de salvamento aquático, em parceria com a Marinha do Brasil, que também está atuando no patrulhamento da área.

O Grupamento Fluvial atua com 15 agentes das polícias Militar e Civil, e do Corpo de Bombeiros Militar nas diligências, abordagens e salvamentos. O principal acesso para Cametá é pelos rios, por isso a presença do GFlu é fundamental para manter a segurança.

“Desde a nossa chegada, estamos diligenciando nas embarcações e balsas que chegam a Cametá. O fluxo está intenso, mas nossas equipes estão empenhadas em coibir toda e qualquer prática ilícita que for detectada. A Capitania dos Portos também está sendo nossa parceira nessas ações nos rios”, informou o coordenador de Operações do GFlu, Alex Moraes. 

Segurança e informação – Quem chega para aproveitar o Carnaval na cidade aprova a atuação das forças de segurança. Em sua primeira viagem para Cametá, o empresário Walter Gomes disse que “a presença dos policiais nos garante segurança. Chegamos para participar das programações e nos sentimos seguros”.

Nas diligências fluviais as equipes realizam também um trabalho educativo sobre combate à violência contra a mulher, distribuindo informativos e afixando materiais visuais nas balsas e lanchas. O material contém informações do Disque-Denúncia 181 e da inteligência artificial Iara, que atende às demandas via WhatsApp.

Força-tarefa – A Operação Carnaval 2023 é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Sieds), por meio de ações em mais de 70 localidades. Em Cametá, a Segup instalou um Centro Integrado de Comando e Controle móvel e conta com o apoio do GFlu durante as programações.

Participam da Operação Carnaval 2023 as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), guardas municipais, órgãos de fiscalização de trânsito municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado, prosseguindo até a próxima quarta-feira (22).

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend