Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Mais de 30 mil pescadores artesanais estão com registros cancelados

Por Agência Brasil
Publicado em 24 de maio de 2021 às 18:13H

Compartilhe:

No Brasil, mais de 30 mil pescadores artesanais perderam a licença após auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encontrar diversas irregularidades. Os motivos do cancelamento dos registros profissionais de pesca vão desde a falta de processo administrativo de concessão da licença, endereço de IP de estado diferente do local do registro do pescador, até informações incompletas.

Para se regularizar o pescador tem um prazo de até dez dias úteis, a partir do dia 24, para recorrer da decisão. Pescar sem licença resulta em multa e os valores podem variar de acordo com a legislação de cada estado.

Em Tucuruí, de acordo com o presidente da colônia de pescadores, Silvio Medeiros, no momento cerca de três pescadores foram afetados, mas que até o final da semana a associação fará um melhor levantamento. A orientação para o pescador atingido pelo cancelamento da licença é que procure imediatamente a sede da colônia para regularizar a documentação.

O pescador com a licença registrada tem direito ao seguro-defeso. O benefício é pago pelo instituto nacional do seguro social (INSS) ao pescador na época da piracema, quando a pesca está proibida em função do ciclo reprodutivo.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend