Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 29 de March de 2024
Sistema Floresta

Campanha orienta famílias de autistas sobre descontos na energia elétrica

Por Floresta News
Publicado em 25 de maio de 2022 às 17:32H

Compartilhe:

Para divulgar ainda mais o programa que concede descontos na conta de energia dos clientes baixa renda – Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) – e que também contempla famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Equatorial Energia Pará está participando da campanha “Energia Azul”. O assunto foi anunciado em sessão especial da Alepa no dia 18 de maio.

De acordo com a resolução nº 1000/21, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), todas as unidades consumidoras que possuírem famílias com renda de até 3 salários mínimos e com portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, têm direito ao benefício. Para isso, é necessário que o Cadastro Único (CadÚnico) e o NIS (Número de Inscrição Social) estejam atualizados.

Para esses casos, o cadastro na TSEE precisa ser realizado nas agências de atendimento da Equatorial, ou nos postos credenciados, com apresentação de uma fatura de energia elétrica atual, conta contrato, RG e CPF, n° do NIS ou BPC dos beneficiários atualizados, e laudo emitido por profissional médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou homologado, certificando a situação de saúde, informando ainda qual aparelho elétrico é necessário, número de horas mensais e a previsão de período de uso deste.

Segundo o representante da área de Relacionamento com Clientes da Equatorial, Alexandro Freitas, no Pará, há quase um milhão de consumidores que são inscritos na TSEE, que recebem até 65% de desconto da conta de energia elétrica. “A expectativa com a campanha é de ampliar este número atendendo a 100% das famílias que procurarem a distribuidora para realizar o cadastro e que se enquadrem dentro dos critérios da resolução 1.000/2021 da ANEEL”, explica.

ENERGIA AZUL

Pensando em divulgar amplamente as informações para que mais pessoas tenham acesso ao benefício da TSEE para TEA, o deputado Miro Sanova, juntamente com a Alepa, a Equatorial e outros órgãos como DPE, MP, e entidades representativas, criaram a campanha Energia Azul. O assunto será difundido nos veículos de comunicação e redes sociais.

Com os descontos, as famílias terão a oportunidade de economizar em sua conta de energia e destinar os valores economizados para custear o tratamento do familiar com TEA, que envolve consultas com profissionais da saúde como fonoaudiólogo, psicólogo, além de poder oferecer uma melhor qualidade de vida a eles.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend