Por Floresta News
Publicado em 25 de junho de 2024 às 11:24H
Unidade disponibiliza serviços do Detran, como o licenciamento anual, também, da Polícia Civil, como a emissão da RG, entre outros
Nesta quarta-feira (26), a Estação Cidadania de Tucuruí vai ingressar no segundo ano consecutivo de atividades. Desde que foi entregue à população, em junho de 2022, o espaço tem sido fundamental por garantir uma variedade de serviços à população. Até o momento, já são 57 mil atendimentos na unidade.
Renata Coelho, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), destaca a importância da descentralização dos serviços da capital.
Foto: Divulgação“Nós ficamos extremamente felizes em poder comemorar esses dois anos de funcionamento da Estação Cidadania Tucuruí com mais de 57 mil atendimentos realizados. Não é apenas um número, esse dado representa que pessoas que não precisaram se deslocar por longos quilômetros de distância do seu município até a capital para conseguir um atendimento, como por exemplo, emitir uma carteira de identidade. Então, não medimos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa população, trabalhamos arduamente para aprimorar e melhorar o serviço público. Por este motivo, continuamos modernizando as unidades já existentes e realizando estudos para expandir e implantar novas unidades das Estações Cidadania nas 12 Regiões de Integração do Estado”, afirmou a secretária Renata Coelho.
Coordenadas pela Seplad, as Estações Cidadania têm como principal função centralizar uma variedade de serviços em um único local, reduzindo tempo e as dificuldades de acesso enfrentadas pela população. Atualmente, mais de 400 mil habitantes dos sete municípios pertencentes à região de integração Lago de Tucuruí, têm acesso ao conjunto de serviços oferecidos pela Estação. São seis parceiros e diversas opções de soluções de utilidade pública no mesmo espaço. Todos de forma rápida e prática.
Foto: Divulgação“A nossa Estação conta com diversos órgãos parceiros, como exemplo o Detran, que oferece serviços de habilitação, primeiro emplacamento, licenciamento anual, boleto de primeira CNH e consulta de processos, a polícia civil com emissão de RG, o Ministério do Trabalho com seguro desemprego e orientações trabalhistas, e muitos outros”, informou Danila Souza, coordenadora da Estação Cidadania de Tucuruí.
Atualmente, há cinco Estações Cidadania no interior, nos municípios de Marabá, Santarém, Itaituba, Tucuruí e Parauapebas. Essas unidades não apenas reduzem a distância geográfica, mas também aproximam o Estado de sua população, promovendo inclusão e cidadania.
Foto: Divulgação“Hoje eu vim a segunda via do meu RG, achei o atendimento excelente e bem rápido, consegui fazer tudo em pouco tempo. Fiquei muito feliz quando a Estação Cidadania veio aqui para cidade, por que ela veio para facilitar o nosso acesso a serviços que antes teríamos que ir para Belém”, contou a estudante Poliana Pantoja.
A Estação Cidadania de Tucuruí é um exemplo claro do empenho do Governo do Pará em proporcionar acessibilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos para a população. Denilson Correa, morador da zona rural de Tucuruí, contou sobre seu atendimento: “É a primeira vez que utilizo os serviços. Vim à Seaster para verificar a situação do seguro desemprego e consegui um direcionamento do que seria o problema. Já tinha ido em outros lugares, mas sem sucesso”, disse Denilson.
Foto: DivulgaçãoO governo do Pará segue trabalhando no projeto de ampliação do número de Estações, a fim de descentralizar os atendimentos da capital e atender a população em todo o território paraense. Para o motorista, Moisés Barreto, morador de novo repartimento, a facilidade, celeridade e o bom atendimento são essenciais para o cidadão.
“Consegui resolver todos os meus problemas aqui. Esta é a terceira vez que venho e sempre fui bem atendido, geralmente falo para o pessoal desse lugar. Eu costumava ter que ir em outra cidade para resolver esses problemas, mas agora temos tudo aqui. Os serviços são ótimos. Por exemplo, eu usei o serviço de seguro desemprego e fui muito bem atendido. A localização também é excelente. Minha nota para o serviço é dez, tive muita facilidade em resolver meus problemas de documentação”, expôs o motorista.
Além das cinco unidades localizadas no interior, o Estado conta com mais cinco unidades na região metropolitana de Belém, totalizando 10 unidades distribuídas pelas diversas regiões do Pará.
Serviço:
A Estação Cidadania de Tucuruí fica localizada no Tucuruí Shopping Center, R. Lauro Sodré, 675 – Bela Vista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
(Agência Pará)