Por Floresta News
Publicado em 03 de julho de 2024 às 07:20H
A Justiça paulista condenou, por estelionato, a estudante Alicia Dudy Muller Veiga, de 25 anos, após ela confessar ter desviado quase R$ 1 milhão do fundo da formatura de seus colegas do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (2/7).
A pena de cinco anos fixada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) deve ser cumprida em regime semiaberto. No entanto, como cabe recurso, a jovem responde ao caso em liberdade. A defesa dela não foi localizada até o momento, mas o espaço segue aberto para manifestações.
Na decisão, o juiz Paulo Eduardo Balbone Costa, da 7ª Vara Criminal do TJSP, afirmou que Alicia se aproveitou da condição de presidente da comissão de formatura “a fim de obter lucro para si”. “Ela traiu a confiança de seus pares, desviando recursos que pertenciam aos colegas de turma”, escreveu o magistrado.
Segundo o processo, Alicia desviou R$ 927 mil que foram arrecadados por dezenas de colegas da USP para serem investidos na formatura. Ela exigiu que a empresa organizadora da festa transferisse os depósitos, feitos pelos outros estudantes, para sua conta bancária pessoal, omitindo isso dos colegas. O montante desviado foi utilizado para comprar eletrônicos, pagar aluguel de veículo, além de custear estadias e investimentos financeiros.
A sentença imposta pelo TJSP e o escândalo gerado pelo caso têm repercutido amplamente entre os estudantes e a comunidade acadêmica da USP, que se sentem traídos pela atitude da colega.
O caso ainda pode ter desdobramentos, dependendo do recurso que a defesa de Alicia possa vir a apresentar.
(Floresta News)