Por Floresta News
Publicado em 06 de maio de 2024 às 01:11H
Cursos gratuitos ofertados pelo Governo do Estado preparam mão-de-obra paraense e conferem selo “COP 30” para profissionais qualificados
Olhos curiosos acompanham cada movimento e explicação dada pelo professor Paulo César Teixeira sobre tubos e conexões hidráulicas. Entre os alunos, silêncio e concentração totais – um grau de atenção que seria o sonho da maior parte dos professores do Estado, mas que para Paulo César virou rotina, porque ele ensina uma turma de jovens que está de olho no futuro: são alunos do programa Capacita COP 30, projeto do Governo do Estado para qualificar a mão de obra de diversos setores para a Conferência das Nações Unidas que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.
“Estes alunos estão tendo a oportunidade de participar de um curso que é extremamente importante dentro da área de construção civil. É uma área que vai crescer muito daqui até a COP dentro desse processo de construção de empreendimentos hoteleiros, a gente vai precisar de profissionais capacitados, qualificados, que tenha conhecimento de todos os sistemas. E depois da COP é um campo de mercado que vai estar sempre ativo, até porque o curso não ensina apenas a instalação, mas a manutenção e operação desse sistema”, explica o professor.
A estudante Débora Albuquerque está de olho em uma das vagas de trabalho que se abrirão na cidade por conta da COP 30, e investe na qualificação como um diferencial. “No mercado está faltando qualificação, com certeza a COP 30 está vindo para aprimorar a mão de obra do Pará”, avalia.
A jovem Nalanda Silva ressalta outra vantagem do curso: a gratuidade. “Tem gente que não tem tanta renda. Esse curso chegou com uma oportunidade para várias pessoas que não têm diploma, e com o curso vão chamar mais atenção para o seu currículo”, pondera.
(Agência Pará)