Por Floresta News
Publicado em 24 de julho de 2025 às 06:26H

Foi entregue na quarta-feira (23), em Tucuruí, a 16ª Usina da Paz (UsiPaz) do Pará. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, autoridades locais e moradores da cidade, que celebraram a chegada de um dos maiores complexos de cidadania do estado.

Localizada no bairro Nova Matinha, a UsiPaz Tucuruí foi construída com estrutura moderna, acessível e pensada para promover inclusão social, cidadania e oportunidades para a população. O espaço vai beneficiar diretamente os mais de 96 mil moradores do município, com a oferta de mais de 70 serviços gratuitos em áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, qualificação profissional, esporte e lazer.
A nova unidade conta com espaços equipados para atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, ginásio poliesportivo, piscina, quadras, salas de dança, bibliotecas, laboratórios de informática, espaços de estudo e gastronomia, praça multicultural, teatro e até uma estação de tratamento de esgoto.

Um marco social e de segurança
As Usinas da Paz fazem parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Estado para transformar realidades em áreas vulneráveis. Desde 2021, quando foi inaugurada a primeira unidade, as Usinas já somam mais de 10 milhões de atendimentos em todo o Pará.
Além de promover cidadania, os complexos também têm impacto direto na redução da violência. Nas regiões onde estão instaladas, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) já apresentaram quedas superiores a 90%, segundo dados oficiais.

Com a entrega da unidade de Tucuruí, o Governo do Pará segue ampliando sua rede de inclusão e fortalecimento da cidadania, com foco em levar dignidade, acesso a direitos e desenvolvimento humano a todos os cantos do estado.
📸 Arquivo Floresta
(Floresta News – com as informações do Repórter @netto_alvves )