Por Floresta News
Publicado em 17 de outubro de 2023 às 22:23H
Unidade hospitalar no sudeste paraense organizou programação especial pelo Dia Mundial da Higiene das Mãos, método eficaz para se evitar doenças
Prática fundamental para a manutenção da saúde pública, a lavagem das mãos é considerada o método mais eficaz para evitar doenças infectocontagiosas, respiratórias, de pele e outras, e conta com um intervalo importante de conscientização: o mês de outubro. A Policlínica de Tucuruí, em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado na segunda-feira (16), promoveu uma ação educativa e interativa para os pacientes da unidade, com o objetivo de enfatizar a importância da higienização correta das mãos.
A atividade foi promovida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), em conjunto com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Policlínica de Tucuru/Natea. Os enfermeiros Yan Moraes e Juliana Nava desempenharam um papel fundamental na realização da atividade, abordando tanto os cuidados assistenciais quanto os domiciliares relacionados à lavagem das mãos.
Para tornar a conscientização mais envolvente, os profissionais de saúde fizeram uma breve abordagem teórica para os pacientes e seus acompanhantes. A equipe também incluiu elementos lúdicos, como a dinâmica intitulada “Caixa Surpresa da Lavagem das Mãos”. Nesse momento, os pacientes tiveram a oportunidade de praticar a higienização das mãos seguindo o passo a passo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizando caixas personalizadas e glitter.
Abordagem
A enfermeira do Núcleo Juliana Nava compartilhou insights sobre as técnicas da equipe: “Nossa abordagem foi de maneira sucinta e objetiva, nosso foco principal com essa ação é mostrar aos nossos usuários e acompanhantes a importância de higienizar as mãos da maneira correta, enfatizando um método simples e barato para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde. Levamos a ação para os usuários da hemodiálise, atualmente nosso setor crítico em decorrência dos procedimentos complexos. Além de reforçar conceitos e teorias, buscamos também dinamizar o processo e promover a participação dos nossos usuários e acompanhantes”, afirma.
Os pacientes Alex da Silva Ramos, auxiliar de serraria de 46 anos, e Adalberto Pereira, estivador de 50 anos, perceberam o impacto positivo da ação. Ambos expressaram sua satisfação com a iniciativa e destacaram a importância do conhecimento adquirido sobre a correta higienização das mãos.
“A ação trouxe uma mudança positiva, cuidar da higiene é algo importante, e quando a gente é bem orientado traz benefícios”, comentou Alex. “Foi muito bom, a ação trouxe conhecimento e aprendi a higienizar as mãos”, declarou Adalberto.
Comprometimento
Segundo o diretor executivo da unidade, Francisco Amud, a ação realizada pela Policlínica de Tucuruí demonstra o comprometimento da equipe de saúde em promover práticas de higiene adequadas e acessíveis, contribuindo para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde e, consequentemente, para o bem-estar dos pacientes. “A conscientização sobre a lavagem das mãos é uma estratégia essencial na promoção da saúde e na redução de riscos em ambientes de atendimento médico”, enfatiza.
Entre as doenças que podem ser evitadas a partir de uma boa higiene das mãos estão a conjuntivite, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra ou por meio de contato com objetos e superfícies contaminadas; catapora, causada por um vírus transmitido por contato direto entre as pessoas; pneumonia; gripe; rotavírus, transmitido por meio de matéria fecal, através do contato mão-boca e até mesmo com superfícies contaminadas e pelo ar; coronavírus, já que uma das formas de transmissão é por meio do contato das mãos contaminadas com olhos, boca e nariz; e mononucleose, infecção causada por vírus e cujo principal veículo de transmissão é a saliva; entre outras.
A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. Ela é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja como lavar as mãos corretamente:
1. Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
2. Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
3. Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos
4. Enxágue abundantemente com água corrente
5. Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável
*Fonte: Unicef
Texto da Ascom da Policlínica Lago de Tucuruí