Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de January de 2022
Sistema Floresta

CTA realiza evento para celebrar Dia Mundial Contra Aids

Por Floresta News
Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 15:15H

Compartilhe:

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucuruí preparou um evento para chamar a atenção pra esse dia. A coordenadora do CTA, Claudete Miranda, disse que este é um dia importante para conscientização da população: “Não poderíamos deixar de fazer esse momento com toda a população, de falar sobre a prevenção, de alertar que o HIV está aí que a Aids existe”.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas.

O CTA de Tucuruí está há 21 anos prestando serviço a população. Para o Secretário de Saúde, Charles Tocantins, que esteve no evento, o momento que estamos vivendo com a pandemia, lembra o que foi a década de 80 quando o vírus HIV também tirou muitas vidas: “Antes do H1N1 e da Covid-19, a maior epidemia que tivemos foi a Aids, ainda no final dos anos 80 e 90 milhões de pessoas morreram no Brasil e no mundo, e hoje graças a Deus possuímos um avanço reforçado no tratamento e as pessoas vivem bem com qualidade de vida”.

O Vice prefeito, Jairo Holanda destacou que os cuidados e atendimentos aos casos de pessoas com HIV não podem ser interrompidos, mesmo nesse período de pandemia: “As pessoas falam muito da Covid-19 e estão talvez esquecendo da prevenção do HIV, ou às vezes não se estão se tratando da forma correta. Queremos fazer com que o nosso povo tenha consciência, use preservativo, faça o teste, se monitore. O CTA está aqui disponível para esses cuidados”.

Durante a campanha Dezembro Vermelho serão realizadas palestras nas unidades básicas de saúde, distribuição de preservativos e realizações de testes de HIV e sífilis no CTA, que fica na na Avenida Brasília, nº 274, no bairro Bela Vista.

Foto ASCOM Prefeitura de Tucuruí
Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend