Por Floresta News
Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 15:15H
O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucuruí preparou um evento para chamar a atenção pra esse dia. A coordenadora do CTA, Claudete Miranda, disse que este é um dia importante para conscientização da população: “Não poderíamos deixar de fazer esse momento com toda a população, de falar sobre a prevenção, de alertar que o HIV está aí que a Aids existe”.
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.
A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas.
O CTA de Tucuruí está há 21 anos prestando serviço a população. Para o Secretário de Saúde, Charles Tocantins, que esteve no evento, o momento que estamos vivendo com a pandemia, lembra o que foi a década de 80 quando o vírus HIV também tirou muitas vidas: “Antes do H1N1 e da Covid-19, a maior epidemia que tivemos foi a Aids, ainda no final dos anos 80 e 90 milhões de pessoas morreram no Brasil e no mundo, e hoje graças a Deus possuímos um avanço reforçado no tratamento e as pessoas vivem bem com qualidade de vida”.
O Vice prefeito, Jairo Holanda destacou que os cuidados e atendimentos aos casos de pessoas com HIV não podem ser interrompidos, mesmo nesse período de pandemia: “As pessoas falam muito da Covid-19 e estão talvez esquecendo da prevenção do HIV, ou às vezes não se estão se tratando da forma correta. Queremos fazer com que o nosso povo tenha consciência, use preservativo, faça o teste, se monitore. O CTA está aqui disponível para esses cuidados”.
Durante a campanha Dezembro Vermelho serão realizadas palestras nas unidades básicas de saúde, distribuição de preservativos e realizações de testes de HIV e sífilis no CTA, que fica na na Avenida Brasília, nº 274, no bairro Bela Vista.