Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 15 de March de 2025
Sistema Floresta

Pará inclui exame de toxoplasmose congênita no teste do pezinho

Por Floresta News
Publicado em 08 de março de 2024 às 01:19H

Compartilhe:

Com esse avanço, o Estado cumpre totalmente a primeira etapa do Programa Nacional de Triagem Neonatal

Pela nova lei, o PNTN está dividido em cinco etapas. Além da toxoplasmose, a primeira etapa inclui a detecção da fenilcetonúria e de outras hiperfenilalaminemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Causas e consequências – A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. Causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados, é uma das zoonoses mais comuns no planeta.

A forma congênita ocorre quando a gestante entra em contato pela primeira vez com o Toxoplasma gondii e adquire a infecção. O parasita se multiplica na placenta e pode infectar o feto, causando várias complicações, como restrição do crescimento intrauterino, prematuridade e anormalidades visuais, auditivas e neurológicas. As sequelas tardias são mais frequentes na toxoplasmose congênita não tratada.

As gestantes com toxoplasmose podem permanecer sem sinais e sintomas, por isso é importante a realização do pré-natal e de ações de preventivas, diagnóstico e tratamento.

A principal medida de prevenção contra a toxoplasmose é a educação em saúde, principalmente para mulheres que estão em idade fértil e gestantes. É fundamental manter boas práticas de higiene pessoal e dos alimentos. 

A coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, ressalta o teste do pezinho como estratégia fundamental para a saúde das crianças, porque permite o diagnóstico e tratamento precoce de doenças graves, que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento infantil. “Está na Constituição Federal e, além de ser responsabilidade do Estado, dos pais e da comunidade, é de todo gestor garantir o teste do pezinho para todos os recém-nascidos em seu município”, informa Ana Cristina Guzzo.

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend