Por Floresta News
Publicado em 03 de janeiro de 2024 às 08:29H
Os dados foram divulgados na manhã de terça-feira (2) e são referentes ao acumulado do ano de 2023
O trabalho ostensivo e constante desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das forças de segurança integradas, resultou em cinco anos consecutivos de reduções significativas na criminalidade em todo o Pará. No mês de dezembro de 2023 o Estado finalizou o ano com menos de 2 mil homicídios registrados, o melhor na linha histórica desde 2010, apresentando uma redução de 13% comparado a 2022. Os Indicadores também registraram um alcance histórico na linha do tempo, em relação aos Crimes Violentos, onde o Pará atingiu uma queda de 14% quando comparado com o ano de 2022, e ainda de 49% se comparado ao ano de 2018. O número representa a preservação de 8.095 vidas, em cinco anos.
Os dados foram divulgados na manhã de ontem, terça-feira, 02, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Os números são referentes ao acumulado do ano de 2023 (1º de janeiro a 31 de dezembro) quando comparado com o ano de 2022, e ainda no comparativo dos anos de 2023 com 2018, atestando um indicador histórico, resultado de um trabalho contínuo em cinco anos de gestão, como destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.
“Desde 2010, é o primeiro ano em que o Estado fecha o quantitativo de registros com menos de 2 mil homicídios, e ainda com 49% de crimes violentos quando comparamos com o ano anterior à nossa gestão, que foi 2018, o que nos aponta a preservação de mais de 8 mil vidas, considerando os últimos cinco anos. Isso nos mostra o resultado de um trabalho ostensivo e integrado das forças de segurança do Estado, que ao longo destes cinco anos de gestão, não mediu esforços para tirar o Pará dos rankings negativos quando o assunto era criminalidade. Temos consciência de que muito ainda precisa ser feito, mas finalizar este ano com um indicador dessa natureza, nos aponta que o caminho que escolhemos é o certo, e que com investimento assertivo na nossa tropa, em equipamentos de alta tecnologia, aliado à atuação das agências de inteligência, conseguimos manter a estabilidade dos números e a redução por cinco anos consecutivos de gestão”, ressaltou Ualame Machado.
(Fonte: Agência Pará)