Por Floresta News
Publicado em 08 de novembro de 2021 às 14:25H
Foram 12 horas de competição e os atletas de Tucuruí trouxeram 18 medalhas de Marabá. A Copa do Brasil de Jiu Jitsu Pro está agendada desde junho de 2020, mas por conta da pandemia foi adiada e neste último domingo (07) foi realizada em Marabá. Muitos atletas que se inscreveram no ano passado não puderam competir, mas quem foi fez bonito.
O professor Marcos Pelais levou 10 atletas adultos: Thionney Sousa (Faixa Preta), Rian Cauã (Faixa Azul), Kady Sousa (Faixa Roxa), Neto Tapajós (Faixa Roxa), Rômulo Araújo (Faixa Roxa), Maycon Cesar (Faixa Roxa), Endreson Ramos (Faixa Preta), Adaias Moraes (Faixa Azul), Cleilson Pinto (Faixa Roxa) e Lucas Alves (Faixa Azul juvenil). Desses, nove trouxeram medalhas da competição.
Um dos grandes destaques foi José Neto Tapajós, de 34 anos, graduado a faixa roxa a pouco tempo mas, que segundo o professor Marcos, que vem demostrando uma evolução incrível, pois fez quatro lutas e sagrou se campeão. Neto lutou na categoria até 100,5Kg. Ele estava longe das competições há 9 anos, e conta que foram 3 meses de intensa preparação. E conta que sentiu a pressão em competir novamente: “Por eu ter sido graduado recentemente à faixa roxa, senti o peso de uma responsabilidade ainda maior, que me fez buscar a aprender novas técnicas e desenvolver um jogo compacto e estratégico, pois tinha consciência do elevado nível dos atletas da categoria em que eu estaria estreando”. Na última luta ele conta que estava muito cansado, mas o incentivo veio dos colegas de treino: “Fiz um total de 4 lutas, sendo que na final eu estava sentindo o corpo completamente exausto, mas ao ver a vibração do professor e dos colegas de equipe, acreditando que eu era capaz de vencer, minhas forças foram renovadas e consegui fazer um bom combate, vencendo por pontos, com um placar de 12 x 0. Essa Vitória é minha, é da Equipe Marcos Pelais de Jiu Jitsu, é do munícipio de Tucuruí!”.
Para o professor o deslocamento e o cansaço da viagem são apenas alguns dos obstáculos que eles enfrentam: “Por sermos atletas amadores, dificilmente conseguimos patrocínio para equipamentos e suplementos, além de termos que arcar com valor das inscrições, gastos com alimentação e nem sempre conseguimos apoio para o transporte, por isso, agradeço imensamente ao vereador Rodrigo Nunes, que nos deu todo apoio e nos fez chegar até Marabá.”
As turmas treinam no Ginásio Poliesportivo e tem incentivo da Secretaria de Juventude e Esporte de Tucuruí que esteve presente na competição na pessoa da Secretária Mariana Barros, e é uma das mais orgulhosas, principalmente quando fala de atletas como Eloise, de apenas 14 anos, que ganhou uma medalha de ouro. Pois são os adolescentes também investindo em carreiras esportivas e obtendo sucesso nas primeiras competições.
O professor Lucian Mesquita levou 14 atletas juvenis: Bruno Fernandes Marçal (Faixa Marrom), Brenda Fernandes Marçal (Faixa Azul), Adailma Alves do Carmo Barbosa (Faixa Azul), Kauã M. Gomes (Faixa Azul), Welliton Luz Bezerra (Faixa Azul), Filipe Paiva (Faixa Branca), Matheus Yure Assunção (Faixa Azul), Leandro (Faixa Branca), Eloise Oliveira (Faixa Branca) e Jobson Carvalho Mota (Faixa Roxa). Essa turma também trouxe nove medalhas pra o município.
E depois de muitos anos, Tucuruí finalmente entra no calendário Estadual de competições, está agendado pra março de 2021 o Open Tucuruí de Jiu Jitsu, pela Federação de Jiu Jitsu do Pará.
Boa sorte aos nossos atletas!